13ª Conferência discute o enfrentamento de desigualdades e reforça importância de políticas públicas sociais

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Foto: Mirelly Ferreira de Almeida

A importância de políticas públicas sociais e o enfrentamento de desigualdades foram ressaltados na abertura da 13º Conferência Municipal de Assistência Social de Alto Araguaia (MT). O evento promove a avaliação da política de assistência social e define novas diretrizes para o aprimoramento dos serviços na área. Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, participam da ação representantes da sociedade civil, servidores públicos da área e representantes de instituições parceiras.

Durante o evento realizado na Câmara de vereadores, o prefeito Gustavo Melo citou os programas desenvolvidos pelo município e ressaltou as conquistas na assistência social. “É um momento importante para pleitearmos mais avanços para a população. Hoje contamos com diversos programas sociais, como Cegonha Araguaiense, Mundo das Fraldas, Corte e Costura, cestas básicas. Implantamos o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Criança Feliz além do trabalho em torno da Associação dos Catadores de Recicláveis (ASCALTO), entre outros. Isto demonstra que estamos no caminho certo”, frisa o gestor.

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins, diz que os desafios da assistência social são diversos e aumentaram no último ano. “A pandemia trouxe à luz uma nova realidade. São justamente estes desafios e demandas que norteiam as discussões da conferência no município. O objetivo é levantar melhorias para promover mais políticas públicas efetivas, visto que nossas equipes atuam com afinco pelas causas sociais”, complementa.

A conferência tem como tema central “a assistência social, direito do povo e dever do estado para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. Além das propostas que serão destinados ao Poder Executivo municipal, é realizada a eleição dos delegados que irão representar Alto Araguaia na etapa estadual, prevista para ser realizada em outubro, e etapa nacional, prevista para dezembro.

Estiveram presentes na abertura do evento os vereadores Luiz Carlos Machado (Luizinho) e Marcos Nunes.