100 pares de tênis são entregues a participantes do Projeto Geração Saúde em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

Uma parceria entre a Prefeitura do município de Alto Araguaia e a Justiça do Trabalho possibilitou a entrega de 100 pares de tênis aos integrantes do Projeto Geração Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município de Alto Araguaia, sob coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (8) na Câmara de Vereadores.

Os pares de tênis foram entregues pelo prefeito Gustavo Melo (PSB); juíza do Trabalho Karina Correia Marques Rigato; secretária de saúde Manoela Nunes de Souza e o fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi, coordenador do projeto.

O Projeto Geração Saúde garante a prática de atividades físicas a grupos de diabéticos e hipertensos atendidos em quatro unidades básicas de saúde. A iniciativa tem mudado a rotina dos integrantes por conta da inclusão de hábitos saudáveis e de exercícios físicos no dia a dia. A prática tem melhorado os indicadores de saúde. Relatos dos próprios participantes é que após integrar o projeto reduziram a dosagem da medicação ou deixaram de ingerir após recomendação médica.

A juíza do Trabalho Karina Correia Marques Rigato elogiou o projeto, visto que pode ser de instrumento para que outras pessoas buscam na atividade física uma melhor qualidade de vida. “É um projeto muito interessante. Além disso, são ex-trabalhadores então está ligado diretamente com a nossa atividade. O projeto nos apresentado para aquisição de tênis, porque os idosos faziam as atividades com chinelo. Não é a forma mais adequada e segura. Enviamos para o Ministério Público do Trabalho, ouve uma concordância e liberados valores de condenação e dano moral coletivo para beneficiar o projeto”, disse a juíza.

O prefeito Gustavo Melo ressaltou a parceria com a Justiça do Trabalho e acredita que as pessoas terão mais condições de praticar as atividades. “É um projeto inovador que serve de exemplo para outros municípios e para o País. Os integrantes tiveram melhora na condição física e consequentemente na saúde. Muitas pessoas não tinham calçados adequados ou faziam os exercícios até descalço. Quero agradecer a Drª Karina Correia pela parceria neste projeto. Os pares de tênis farão muito a diferença na vida destas pessoas”, afirmou o prefeito.

O moto-taxista Luiz Carlos Gouvêia, 66 anos, integra o projeto há cerca de dois meses e ficou muito feliz ao receber o seu par de tênis. “Estou satisfeito não só por mim, mas pelos outros que participaram e ganharam os tênis. É um grande carinho com a gente”, citou.

Sônia de Jesus Gomes, 42 anos, mora no Bairro Aeroporto e está no projeto há dois anos. Hipertensa ela explica que as condições de saúde melhoraram muito após iniciar as atividades físicas junto ao projeto. “Não tinha tênis e fiquei muito feliz em ganhar. Fica melhor para fazer as caminhadas. Fiquei muito contente. Vinha com um tênis mais gasto, até de chinelo e queria ter tênis melhor. Agora eu tenho, graças a Deus”, relata.

COMO PARTICIPAR E ONDE PROCURAR - As atividades ocorrem em cada unidade de saúde. Às segundas-feiras é na Unidade Básica de Saúde Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira no PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. Às quartas-feiras no PSF Ondino Rodrigues de Lima, no Bairro Aeroporto, e às quintas-feiras no PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab. Para participar das atividades com acompanhamento profissional, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima. No atendimento, os enfermeiros darão as informações quanto aos dias e horários das atividades.