Imunização continua no grupo de pessoas de 60 anos ou mais. Campanha contra a Influenza segue no período da tarde de terça, quarta e sexta-feira.

Com demanda maior nos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) altera o horário das campanhas de vacinação vigentes no município.

A partir de segunda-feira (03), a imunização contra a Covid-19 acontece todos os dias pela manhã, das 7h às 11h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo obrigatório o agendamento por telefone na unidade ou com agente de saúde. Já a campanha de vacinação contra a influenza será realizada no período da tarde de terça, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h.

Em ambas as campanhas, o paciente deve apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento oficial com foto.

“Como as campanhas são simultâneas e a procura pela dose contra o coronavírus é maior, tivemos que alterar o fluxo para melhor atender a população. Pedimos a colaboração de todos e que fiquem atentos aos grupos prioritários das duas campanhas, pois elas são primordiais para salvar vidas”, reforça o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela.

GRUPOS PRIORITÁRIOS - A primeira fase da vacinação contra a influenza, a gripe, contempla crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho a pouco tempo) e trabalhadores da saúde.

De acordo com a SMS, a imunização contra a Covid-19 continua no último grupo prioritário da segunda fase, sendo pessoas acima de 60 anos. Até o momento, 950 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e o município aguarda o recebimento de mais doses para finalizar o grupo.

ORIENTAÇÃO DE QUEM PODE TOMAR A VACINA - De acordo com orientações do Ministério da Saúde, pacientes com sintomas gripais, quadros respiratórios, suspeitos ou positivos para Covid-19, devem aguardar a melhora do quadro ou sintomas. Nos casos positivos, o período é de 30 dias após o início dos sintomas ou após o exame de RT-PCR.

Pessoas que iniciaram a vacinação da Covid devem aguardar a aplicação da segunda dose e o intervalo de 15 dias para realizar a vacinação contra a gripe.

 

LISTA DE TELEFONES POR UNIDADE BÁSICA

UBS Manoel Marques de Souza (COHAB): (66) 3481-3014

UBS Celso Siqueira França (CENTRO): (66) 3481-1393

UBS Gair de Barros (BAIRRO GABIROBA): (66) 3481-3013

UBS Ondino Rodrigues de Lima (VILA AEROPORTO): (66) 3481-3010

UBS Vanessa Welter (NOSSA SENHORA APARECIDA): (66) 3481-3143

 

 

LEIA MAIS