Iniciativa busca alfabetizar jovens e adultos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso à escola no tempo certo

A copa do mundo de 1970 foi a última referência e lembrança da sala de aula do araguaiense João Rosa de Souza, de 79 anos. Animado, o aluno do Programa Mais MT Muxirum desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), conta que viu a oportunidade de reaprender a escrever, calcular e melhorar a leitura depois de 53 anos afastado dos estudos.

“Muita coisa que a gente estudou não lembrava mais e aqui estou aprendendo. Sei que não vou formar em medicina ou outras áreas, mas quero recordar o básico, como português e matemática que faz muita falta no dia a dia. Tive essa oportunidade e vim”, conta o senhor João que parou os estudos na metade do antigo ginásio (5ª a 8ª série).

O programa busca alfabetizar jovens e adultos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso à escola no tempo certo. No município, as atividades iniciaram em abril e desde então os alunos relatam progresso, como é o caso da dona Leide Cristina de Oliveira que não sabia manusear dinheiro.

“Eu não sabia mexer com dinheiro. Em casa eu brinco com os meus filhos onde eles compram algo de mim e eu tenho que voltar o troco, aí eles estão me ensinando, assim como a professora, que até pediu para estudar a tabuada em casa. Imprimi e estou estudando”, relata a aluna de 46 anos que parou os estudos na quinta série.

Sem perspectiva de estudar novamente, Leide conta ainda que é um desafio. “Eu achava que não iria estudar mais. Quando saiu a oportunidade já dei meu nome logo pois o pouco que a gente aprende já é bom. Coisas que não sabia aprendi bastante, como muitas palavras eu não sabia se era com ‘s’ ou com ‘c’, sempre trocava e agora aprendi”, finaliza.

O desafio também passa de aluno para professor. Conforme o alfabetizador Leonardo Gomes de Lima, cada aluno tem um nível de aprendizado e é preciso adequar as aulas para cada caso.  “Trabalho com dez alunos onde uns estão mais avançados e outros estão no início. Fiz o diagnóstico de cada particularidade e desenvolvemos ações como coordenação motora para pintura e escrita, criatividade, por exemplo. Sempre busco desenvolver as aulas para que motivem eles a continuar”, complementa.

O PROGRAMA - O Mais MT Muxirum é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município. Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos”, o programa possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos.

No município o trabalho é desenvolvido com três turmas de até 10 alunos com aulas três vezes na semana.

Para as atividades, o Governo oferta o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1