Nova edificação será construída no mesmo lugar. Investimentos na ordem de cerca de R$ 5,4 milhões são com recursos próprios
Alto Araguaia, MT - O prédio da prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) estava com a estrutura antiga comprometida, inclusive com risco de desabamento. Muitas paredes estavam rachadas e o madeiramento da cobertura podre. A constatação foi possível graças a demolição empreendida pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Na primeira etapa foi feita a retirada de portas, janelas e do telhado. Parte do material foi repassado ao Rotary Club para realização de um leilão, cujos recursos serão destinados ao banco de cadeiras de roda da entidade. O minucioso e cuidadoso trabalho de demolição foi concluído essa semana. O investimento para construção da nova edificação será na ordem de R$ 5.319.427,51 em recursos próprios. A empresa vencedora da licitação foi a PPO Pavimentação e Obras.
[caption id="attachment_28150" align="alignleft" width="220"]
Depois da demolição foram retirados cerca de 200 caminhões de restos de material de construção[/caption]
O antigo prédio da prefeitura foi construído em 1949 na gestão do ex-prefeito Coronel Ondino Rodrigues de Lima pelo pedreiro Osmam Rego de Araújo, que residia em Mineiros. Ele mudou-se para Alto Araguaia com o boom de crescimento vivido pelo município na década de 50. A construção levou cerca de um ano. Ele também foi responsável pela edificação de vários outros prédios comerciais e residências. Uma das obras mais conhecidas executadas pelo pedreiro é do prédio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Osmam faleceu em 23 de maio de 1991 aos 68 anos. “Além de ele construir, ensinou o ofício de pedreiro a diversas outras pessoas que inclusive exercem a profissão até hoje”, disse Iza Moraes Araújo, 86 anos, viúva de Osman. Eles casaram-se no dia 25 de julho de 1951.
“Diga ao Maia Neto que a decisão de ele construir a prefeitura no mesmo lugar foi muito acertada”, ressaltou Dona Iza. Enquanto ela conversava, cuidava das plantas que ocupam boa parte do quintal da residência em que mora na Avenida Carlos Hugueney. “Essa casa onde moro foi o Osmam de construiu. Tudo rebocado com barro e cal. Cimento era muito difícil. Lembro que aqui tinham poucas casas”, recorda ela.
Demolição concluída
Depois de praticamente 15 dias de trabalho a demolição do antigo prédio da prefeitura foi concluída essa semana. A retirada de portas, janelas, do telhado e do madeiramento levou cerca de sete dias. Uma semana também foi o prazo para retirada dos restos de construção da antiga sede. Levantamentos apontam que foram cerca de 200 caminhões de entulho.
Novo Paço Municipal
[caption id="attachment_28151" align="alignright" width="220"]
Algumas paredes e o madeiramento estavam comprometidos[/caption]
A antiga estrutura da prefeitura dará lugar a uma edificação moderna, ampla, com mais conforto e segurança. Serão pouco mais de 4.430 m² de construção. O projeto foi consolidado por meio de uma parceria entre a prefeitura local e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A estimativa é que a construção seja concluída em dois anos. “Será um prédio modelo, referência em nossa cidade. O cidadão e o servidor público terão uma sede nova, ampla, confortável e moderna para resolverem questões e para desempenharem suas atividades, respectivamente. A nova prefeitura será o carro-chefe das obras que serão executadas em Alto Araguaia ao longo do nosso mandato”, apontou o prefeito Maia Neto (PR).
Desde a inauguração em 1949, o antigo prédio abrigava a secretaria de Administração e diversos outros departamentos da prefeitura. Enquanto a obra de construção da nova edificação estiver em andamento, a prefeitura funcionará provisoriamente na Rua Silvio José de Castro Maia, nº 1.034.
Agência Fazendária também muda
Um convênio celebrado entre a prefeitura de Alto Araguaia e o Governo de Mato Grosso repassou o prédio da Agência Fazendária para o município. Com isso, a estrutura também será demolida para dar lugar ao novo Paço Municipal. Enquanto isso, o órgão funcionará na Rua Antônio Aires Fávero, nº 899, próximo a Receita Federal.
Assim como o ex-prédio vizinho, a Agência Fazendária carrega fatos históricos que fizeram parte do desenvolvimento de Alto Araguaia. O local já abrigou o Banco do Brasil, Coletoria Estadual de Impostos e Exatoria. A demolição do espaço começa nesta quinta-feira, conforme planejamento feito pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Juldésio Borges de Oliveira. A expectativa é que o trabalho se estenda por cerca de uma semana.
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato:
cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fotos: Marcos Cardial