logo

Serviço de recuperação é concluído em mais uma região da zona rural de Alto Araguaia


Trabalho foi concluído na sexta-feira. Máquinas seguem para outra localidade

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

1227 Acessos

Serviço de recuperação é concluído em mais uma região da zona rural de Alto Araguaia

Com uma população estimada em 17 mil habitantes, Alto Araguaia possui cerca de 1.250 km de estradas vicinais e 360 km de estradas estaduais, além de 240 pontes de madeira, que precisam receber constantemente serviço de conservação e melhorias. De uma extremidade a outra do município são 237 km em linha reta, praticamente mesma distância até Rondonópolis. Recuperar estradas nesta época do ano não é uma tarefa fácil, mas empenho dos servidores da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Transportes e Frota (SINTRAF) tem feito a diferença. Nesta sexta-feira (23) foram concluídos os serviços de recuperação nas MU-04 e MU-02, região conhecida como Estiva.

O trabalho na região teve início há duas semanas. Envolveu três caminhões caçamba, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora e um carro de apoio para dar suporte aos servidores que atuam na recuperação de estradas. A ação integra um planejamento para garantir o escoamento da produção de gado da localidade, o acesso às propriedades e agilizar o transporte de alunos da rede ensino que residem na zona rural.

A manutenção nas MU’s 04 e 02 incluiu raspagem, levantamento de pontos críticos e a abertura de calhas para o escoamento da água das chuvas. Esta ação garante uma maior durabilidade do serviço que precisa ser refeito constantemente, justamente por causa do período chuvoso na região, conforme explicou o secretário Miltom Lima. A MU-04, que inicia no entroncamento com a MT-100 sentido a Alto Taquari, possui cerca de 16km. A MU-02 tem 35 km de extensão. As duas vicinais são cercadas por propriedades que apostam na criação de gado.

Segundo o secretário, o trabalho de recuperação de estradas na zona rural é realizado após mapeamento das áreas críticas, além do apoio dos produtores rurais de cada localidade que repassam informações à SINTRAF. Os serviços são realizados com recursos próprios e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), repassado pelo Governo de Mato Grosso para recuperação de vias rurais.

Da região da Estiva, o maquinário seguirá para a reparos na MU-39 e na MT-462, que dá acesso à região do Paraíso e Vale do Araguainha.

TRABALHO SEGUE NA MT-465 – O trabalho de recuperação de estradas tem sido uma rotina da Prefeitura de Alto Araguaia. Há cerca de dois meses homens e máquinas da SINTRAF concentram esforços na recuperação da MT-465, do entroncamento com a MT-100 até a divisa com Mato Grosso do Sul, na região do Rio do Peixe.

A recuperação inclui reparos emergenciais em pontos considerados críticos, raspagem da via, aplicação de cascalho, drenagem lateral e levantamento de trechos da MT-465. Dois caminhões caçamba, uma pá-carregadeira, uma restroescavadeira, uma PC, uma caminhonete de apoio e 10 servidores executam os serviços