Semapa e parceiros de Alto Araguaia irão discutir Selo Nacional da Agricultura Familiar em evento

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Com o intuito de trazer mais segurança para os agricultores familiares e para os consumidores de produtos do setor, a prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA) promove um evento sobre o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). O encontro acontecerá na Câmara Municipal dos Vereadores na quinta-feira (23) a partir das 13h (Horário de Brasília).

Em parceria com o Indea, Empaer, Senar e Sindicato Patronal Rural, será discutido e explanado como o selo beneficiará os produtores, além de apresentar o produto como oriundo da agricultura familiar. Cada produto terá sua própria numeração, o estado a que pertence e a data do ano de emissão do selo. A validade do selo é de dois anos, podendo ser renovado.

Durante o evento, os produtores aprenderão como expor seus produtos na plataforma digital ‘Vitrine da Agricultura Familiar’ que tem o propósito de ampliar a visibilidade dos produtos da agricultura familiar identificados com o Senaf. A plataforma consiste em tramitar o selo de forma on line e com fácil gestão, na qual as cooperativas/associações e pessoas físicas poderão solicitar e acompanhar todo o processo de tramitação.

O Senaf pode ser identificado na modalidade principal ou associada as outras seis categorias. Faz parte da identificação o SENAF Mulher, SENAF Juventude, SENAF Quilombola, SENAF Indígena, SENAF Sociobiodiversidade e SENAF Empresas, sendo estes grupos que comercializam ou processam produtos da agricultura familiar.