Secretários e funcionários públicos de Alto Araguaia recebem vídeo-aula de apresentação do PDI do TCE

Alto Araguaia, MT – A aguardada recuperação da MT-100, trecho entre os municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari (Sul de Mato Grosso) foi iniciada nesta quarta-feira (12). Cerca de 10 homens, um caminhão, um carro de apoio e outros equipamentos executam o trabalho. A previsão é que nos próximos dias chegam mais equipamentos para reforçar a ação. Essa é a primeira parte, visto que está no cronograma de obras da empresa a restauração dos 98 km do trecho até a divisa com Mato Grosso do Sul. Antes da aplicação do produto, os homens envolvidos ‘cavam uma espécie de gaveta’ em torno do buraco que recebe a ampliação de emulsão asfáltica. Logo em seguida é feita a aplicação de CBUQ (Composto Betuminoso Usinado a Quente). O início da recuperação deu-se a partir do município de Alto Araguaia. Na manhã desta quinta-feira (12) o trecho até as proximidades da passagem de nível logo após o Posto 2000 já haviam sido recuperados. Não é de agora que os usuários da MT-100 reclamam das condições de trafegabilidade. A situação, porém, se agravou com as intensidades das chuvas na região principalmente entre novembro e final de janeiro. [caption id="attachment_26144" align="alignright" width="319"]DSC05210 Condições do tempo é que determinarão ritmo da operação tapa-buracos na MT-100[/caption] A MT-100 é a principal via de acesso para o terminal de cargas da América Latina Logística (ALL) em Alto Taquari, rota para Estados como Mato Grosso do Sul e região Sudeste do País, bem como é rota para uma indústria sucroalcooleira em Alto Taquari, que emprega cerca de mil funcionários que residem em Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO). O tapa-buracos, em caráter emergencial, é a solução pontual encontrada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU) para minimizar a situação.  Assim que concluída essa primeira etapa, será realizada a restauração da rodovia até a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, num total de 98 km. O investimento deve ser de cerca de R$ 43 milhões. O prefeito Maia Neto (PR) esteve em Cuiabá no último dia 28 de janeiro e presenciou a assinatura da ordem de serviço feita pelo secretário da Setpu Cinésio Nunes de Oliveira. O administrador manteve intensa gestão para que o trabalho fosse iniciado na região e consequentemente resolva a situação da MT-100, uma importante via de escoamento das commodities agrícolas de Mato Grosso. “Sem dúvida um momento importante. A situação da estrada estava terrível. O Governo do Estado entendeu nossa solicitação e enviou a empresa para fazer os reparos. Neste primeiro momento será feita uma operação tapa-buracos. Logo em seguida uma completa restauração para melhorar, definitivamente, as condições de tráfego”, destacou o prefeito. O encarregado pela empresa Guaxe Encomind, Sandro Silva, explicou que a primeira ação foi fazer um diagnóstico sobre os pontos mais críticos. Segundo ele, o levantamento detectou que o trecho em piores condições está até as proximidades do lixão do município de Alto Araguaia. Ele acredita que entre 40 e 50 dias a operação tapa-buracos deva ser concluída. Porém, deixou claro que o bom andamento depende das condições climáticas. “O tapa-buraco vai depender do tempo. Se chover não tem como trabalhar. O pior trecho mesmo está nos primeiros 20 km. Também aproveitamos para pedir a colaboração dos usuários da estrada. Acreditamos que até meados do final de março ou início de abril iniciaremos a restauração até a divisa com Mato Grosso do Sul”, ressalta.