Por Marcos Cardial | Assecom AIA
127 Acessos
Para combater o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) intensificou ações de bloqueio para eliminar o mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Na última semana os servidores da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental atuaram em diferentes regiões rurais e na zona urbana. O objetivo foi reforçar os cuidados antes do início das chuvas.
O serviço na zona rural foi realizado na quarta e quinta-feira atendendo escolas e unidades de saúde nas regiões do Assentamento Córrego Rico, Paraíso, Rio do Peixe, Colônia do Ariranha, Gato Preto e Distrito do Buriti. Já na sexta-feira (07/07) o trabalho atendeu especialmente escolas no perímetro urbano.
A ação foi uma estratégia para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue, zika vírus e da febre Chikungunya. Aproveitando o período de férias escolares, os profissionais da Vigilância Ambiental entraram nas unidades escolares e realizaram o bloqueio.
A Secretaria de Saúde ressalta, porém, que o principal vilão na batalha contra o mosquito é o acúmulo de água nas residências, já que segundo levantamento do Ministério da Saúde, 96% dos focos estão dentro das casas. “Por isso, a população possui um papel fundamental na prevenção e no combate ao do mosquito”, disse Kauê Allerrandro Barros Rezende, coordenador da Vigilância Ambiental.