Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros combatem incêndio em área às margens da BR-364

Fogo pode ter iniciado após ato criminoso. Várias ocorrências de incêndio foram registradas nos últimos dias

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA) e o Núcleo do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia se uniram para combater um incêndio em uma área às margens da BR-364, saída para Alto Garças. De acordo com o secretário João Dias, o trabalho durou cerca de três horas.

Ainda não há informações sobre a extensão total da área atingida. O vento e a vegetação seca contribuíram para que as chamas se espalhassem rapidamente. O caminhão de combate a incêndio da Unidade do Corpo de Bombeiros, equipamentos e um veículo da secretaria foram deslocados para a localidade para combater as chamas. O trabalho também contou com o apoio de voluntários.

A suspeita é que o fogo começou após um ato criminoso. O caso será investigado. Cerca de 5 mil litros de água foram utilizados para extinguir as chamas.

“O incêndio, se não controlado, ameaçaria várias propriedades localizadas nas proximidades da cidade. Fomos comunicados do fato e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Foi um esforço conjunto para controlar as chamas. Quero agradecer o seu aos homens do Corpo de Bombeiros, ao Seu Agnaldo e o Agnaldinho Farias que estiveram com a gente. Quase 100% de certeza que a origem do fogo foi criminosa”, disse o secretário durante a ação.

ALERTA – Mal começou o período de estiagem na região e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente já mostra preocupação. Nos últimos dias vários focos de incêndio foram registrados no perímetro urbano e na zona rural da cidade.

“Praticamente 100% dos incêndios que acontecem nesta época do ano a origem é humana. As pessoas precisam ter a consciência que as condições do clima e o capim seco favorecem as chamas se alastrarem rapidamente provocando prejuízos. Sem contar os danos à saúde e ao meio ambiente provocados pela fumaça”, observa o secretário João Dias.