Secretaria de Meio Ambiente de Alto Araguaia recebe veículo para reforçar atuação

Curso será realizado do dia 14 até o dia 18 de agosto, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alto Araguaia.

Por Foto Ilustrativa

[caption id="attachment_24452" align="alignleft" width="319"]DSC03929 Conselheiros durante palestra ministrada pelo promotor de justiça João Batista, no auditório da Câmara de Vereadores em Alto Araguaia[/caption] Alto Araguaia, MT – Os conselheiros tutelares dos municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Ponte Branca, Araguainha e Ribeirãozinho (Sul de Mato Grosso) participaram nesta terça-feira (08/10) de um treinamento sobre políticas de atendimento à criança e ao adolescente prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O curso foi uma iniciativa do promotor da Infância e Juventude, João Batista de Oliveira e acontece no Auditório Alba Berigo, na Câmara de Vereadores local. “Tratamos da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente. Os conselheiros tutelares, os secretários municipais de Educação, Assistência Social, de Saúde e os coordenadores escolares receberam orientações de como devem proceder para implementação de uma política de atendimento eficiente e que municipalizada traga melhorias às crianças da nossa comunidade”, destacou o promotor João Batista de Oliveira ao explanar sobre o treinamento realizado em Alto Araguaia. Aproveitando o encontro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Araguaia (CMDCA) convidou o conselheiro estadual Mauro César de Souza para capacitá-los sobre operação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA/SINASE) versão web no Programa Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial de Direitos Humanos. O treinamento aconteceu dias 09 e 10 no prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com representantes dos Conselhos Tutelares de Alto Taquari, Alto Garças, Ponte Branca, Araguaia e Ribeirãozinho. O objetivo do SIPIA/ SINASE é fortalecer a importância da produção e gestão de informações para o delineamento e implementação de políticas públicas voltadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes. “O SIPIA é um banco de bandos onde são registrados todos os atendimentos feitos pelo Conselho Tutelar. É um instrumento de apoio à gestão em direitos da criança e do adolescente. Seu objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantia de Direitos e qualificar a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos humanos de crianças e adolescentes”, destacou o presidente do CMDCA, Maximilian Gonsalez.