Secretaria de Agricultura de Alto Araguaia convida produtores do queijo cabacinha para cadastramento e encontro

Por Andressa Santiago (Estagiária) | Assecom

Com o objetivo em documentar a história do queijo cabacinha e cadastrar os produtores do queijo, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA) de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) irá promover um encontro para discutir a Indicação Geográfica do produto.

O evento, aberto para população do município e região, será realizado na nova sede da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Araguaia no dia 25 de setembro, às 13h (horário de Brasília). Os produtores devem apresentar documentos pessoais para preenchimento da ficha de cadastro.

De acordo com a Semapa, o IG é uma forma de tornar o queijo cabacinha como produto originário da bacia do Araguaia. “É importante a presença da população no evento, porque existe uma comissão responsável por reunir os relatos das pessoas produtoras e consumidores do queijo cabacinha. Com os depoimentos coletados, as mesmas farão parte, futuramente, de um livro e de outros materiais que narra a história do produto”, explica Amélia de Freitas, agente administrativa.

Desde o ano passado, vários encontros foram realizados com representantes dos municípios vizinhos, sindicatos, cooperativas, e outras entidades para discussão do IG. No Brasil, há apenas 55 Indicações Geográficas, este título confere qualidade, credibilidade e autenticidade ao produto da região que, se registrado, passa a ser reconhecido nacionalmente e assegura proteção jurídica em relação ao nome geográfico.