logo

Seads, Cras e Conselhos lançam campanha virtual em mobilização e combate à violência sexual de crianças e adolescentes


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

641 Acessos

Seads, Cras e Conselhos lançam campanha virtual em mobilização e combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre na próxima segunda-feira, 18, foi lançada no município de Alto Araguaia (MT) a campanha “Faça Bonito”. A iniciativa alerta quanto aos tipos de crimes contra crianças e adolescentes em situações vulneráveis, além das medidas de proteção e canais de denúncias.

Como alternativa no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, equipes fixaram faixas e símbolos em pontos estratégicos da cidade, além de dar início a divulgação de conteúdos informativos de forma virtual pelas redes sociais oficiais do município e instituições vinculadas à campanha. O movimento é idealizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

“Neste período de pandemia as crianças estão mais vulneráveis pois ficam mais em casa”, comenta a coordenadora do Cras, Jaqueline Correia. De acordo com estudos, os principais agressores são membros da própria família da vítima, o que pode fazer os crimes tornarem mais “invisíveis” durante o período de isolamento. “Caso observe que algo estranho esteja acontecendo no seu vizinho, se conscientize e denuncie”, reforça a coordenadora.

Em agenda na capital do Estado, a secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins, pontua que a campanha acontece para informar, sensibilizar e mobilizar a comunidade. “Precisamos que a população tenha mais engajamento e evite o abuso e a exploração sexual. É uma luta dos direitos das nossas crianças”, afirma.

Ainda como parte da mobilização, as instituições irão promover uma carreata para que não haja aglomeração, medida necessária para evitar o contágio à doença. A ação acontece no dia 18 de maio com saída às 8h30 na Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro.

CANAIS DE DENÚNCIA – Conforme explica a presidente do Conselho Tutelar, Neuraci de Moraes David, a população não “pode fechar os olhos para a causa”. Ela reforça que as denúncias podem ser realizadas de forma anônima nos telefones do Conselho Tutelar (66) 99611-9542, (66) 3481-1889; Polícia Militar 190, (66) 99680-9744; ou no Disque Direitos Humanos, 100.

A CAMPANHA – “Faça Bonito” foi criado para elucidar o dia 18 de maio, data instituída pela Lei Federal Nº 9970 do ano 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste sentido, a data foi escolhida para lembrar um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, ocorrido em 1973, em Vitória (ES), a qual a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada.