logo

Reunião entre entidades do agronegócio planeja fomentar a agricultura familiar com acesso a linha de crédito pelo pronaf


Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

750 Acessos

Reunião entre entidades do agronegócio planeja fomentar a agricultura familiar com acesso a linha de crédito pelo pronaf

Monique Esposito

   Aconteceu nesta terça-feira (30) em Alto Araguaia (MT), uma reunião para discutir ações no processo de linha de crédito, capacitação e informação aos pequenos produtores que almejam fomentar a produção a partir de investimento financeiro. O intuito é unir forças de objetivos comuns entre as entidades para que o município avance na cadeia produtiva e economicamente.

   Participaram da reunião os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA), do Sindicato Rural, do Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais, da Secretária de Indústria e Comércio, Empresa Mato Grossense De Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Zoo Consultoria e a Cooperativa Sicredi.

   No primeiro momento do encontro de apresentação e discussão das divergências dos pequenos produtores. E a necessidade de apoio para facilitar a emissão da documentação necessária para a linha de crédito de investimentos na agricultura familiar, e ainda informar e agroindustrializar a produção. 

   E a partir de um diagnóstico montar uma planilha, separar e tratar as situações. E logo depois, nas próximas reuniões estabelecer um cronograma de ações para cada caso. 

   Segundo o assessor de agronegócios do Sicredi Evandro Bohrer, a reunião teve um saldo positivo com a questão fundamental que é a regularização para acesso crédito pelo pronaf. “Montaremos uma força tarefa para regularizar essa documentação, e fazer com que esses produtores financie com os recursos do pronaf. Que são recursos adequados, com taxas de juros baixa que possibilitam o investimento dos pequenos produtores”, explicou o assessor de agronegócios do Sicredi. 

   O secretário da Semapa João Dias, disse que a reunião foi para arrumar um mecanismo de dar suporte à agricultura familiar, já houve avanço nesta área com o suporte da atual gestão do município. “Mas temos um entrave na questão financeira. Então, junto com o Sicredi vamos planejar ações no sentido de desburocratizar e condicionar os pequenos produtores a ter acesso a linha de crédito”, relatou o secretário.

   O secretário afirma que buscar soluções para a vida do homem do campo, é um benefício para todos. Pois com a linha de crédito o pequeno produtor irá continuar fomentando e aumentando seu negócio. Assim vai produzir e comercializar mais, gerando lucro para o município.

   A próxima reunião está marcada para o dia 15 de agosto, que será apontado o diagnóstico das documentações que os produtores do município possuem ou não, como Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), Contrato de Concessão de Uso (CCU), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF).