Reeducandos reformam berços, confeccionam cortinas e uniformes para rede municipal de ensino de Alto Araguaia

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Foto: Conselho da Comunidade

Reeducandos da unidade prisional do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) realizam a reforma de berços para a Escola Municipal Creche Maria Ferreira Ribeiro. Os custodiados também prestaram serviços com confecção de cortinas e uniformes. O projeto é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Conselho da Comunidade, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), Poder Judiciário e Ministério Público.

A presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Alto Araguaia explica que houve uma procura para desenvolver a parceria. “Nós abraçamos, pois, é uma causa de suma importância para os reeducandos e para o município, onde este entrou com os materiais e a unidade prisional com a mão de obra. É importante que os órgãos tenham um olhar a mais para os reeducandos afim de ressocializar”, pontua Isabel Christina da Silva Teixeira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram confeccionadas 20 peças de cortinas que irão atender o órgão e reforma com pintura e estrutura de 10 berços. A parceria resultou também na segunda etapa de confecção de 700 jogos de camisetas e bermudas para rede municipal, onde atenderão novos alunos para o ano letivo de 2019.

Para o diretor da unidade prisional, Djalma Alves de Souza Júnior, o trabalho eleva a capacidade técnica dos reeducandos. “É também a partir da mão de obra que o preso pode contribuir para a comunidade local e beneficiar a sociedade”, comenta. Além do corte costura, são desenvolvidas aulas de música, informática, alfabetização e de incentivo à leitura. “São diversos projetos visando a ressocialização. Mais recente iniciamos o projeto de marcenaria que contemplou as reformas dos berços. Nas atividades ofertadas, eles encontram uma oportunidade de remição da pena.”, finaliza.