Reeducandos garantem entrega de uniformes e lençóis em Alto Araguaia

Reeducandos garantem entrega de uniformes e lençóis em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – Autoridades de Alto Araguaia vão cobrar, na próxima quarta-feira (19) em Cuiabá, do governador Silval Barbosa (PMDB) e de deputados estaduais da região, a implantação de novos cursos na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do município. Desde 2007, o campus não recebe nenhum curso. Atualmente são ofertados os cursos de Ciência da Computação, Letras e Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, este último criado em 2006. Outro assunto a ser tratado no encontro é o plano de fortalecimento apresentado às autoridades em duas reuniões no último trimestre do ano de 2013. Além de novos cursos e da manutenção dos atuais, o plano prevê ainda a criação de moradia estudantil e implantação de restaurante universitário terceirizado. A prefeitura também já havia assegurado alocar R$ 1 milhão para o curso regular de Direito. As ações de fortalecimento foram apresentadas ao próprio reitor da Unemat até então, Adriano Silva, a cinco deputados estaduais e também ao professor Rodrigo Bruno Zanin, presidente da Comissão de Transição de Cursos de Alto Araguaia em encontro no dia 15 de novembro na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). [caption id="attachment_26414" align="alignleft" width="319"]DSC05621 Autoridades se reuniram nesta terça em Alto Araguaia e definiram que cobranças ao governador serão inevitáveis[/caption] “A manutenção dos cursos atuais, bem como a chegada de um curso regular com início no segundo semestre é um compromisso do governador Silval Barbosa e de cinco deputados da região. Agora surge o comentário que não vem um novo curso para Alto Araguaia. Vamos deixar a diplomacia de lado. Agora vamos partir para o embate porque é inadmissível que a nossa Unemat não receba nenhum curso desde 2007. Se esse curso não vier esse ano mentiram para nós. A reunião para apresentarmos o fortalecimento do campus valeu ou não valeu? Não temos nada contra Rondonópolis, mas queremos também que os investimentos feitos em outros campi também aconteçam em Alto Araguaia. Vamos chegar junto ao governo para sairmos com uma posição que satisfaça nossa cidade”, desabafou o prefeito Maia Neto (PR). Novos cursos para outras cidades. Para Alto Araguaia nada Recentemente, o Consuni aprovou a criação de dois novos campi. Um no município de Nova Mutum ofertando os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronomia e outro em Diamantino com os cursos de Direito, Administração, Enfermagem e Educação Física. Ainda em 2012, foram aprovados os cursos de medicina,  em Cáceres; direito, em Alta Floresta, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda. Também  administração em Juara e Nova Xavantina; engenharia elétrica no campus de Sinop; geografia em Colíder e engenharia civil em Tangará da Serra. E no início desta semana, a Unemat publicou edital para o vestibular 2014/2 visando o preenchimento de 150 vagas para os cursos de Letras [noturno], bacharelado em Direito [integral] e Comunicação Social - habilitação em Jornalismo [noturno] em Rondonópolis. Os cursos serão na modalidade de turma fora de sede – em que os professores ligados ao campus de Alto Araguaia darão as aulas. “E para o município de Alto Araguaia nenhum curso. Sem contar que vínhamos pleiteando um novo curso há um bom período e não fomos atendidos e ao que tudo indica nem ouvidos. Vamos sim cobrar a manutenção dos cursos atuais, bem como a chegada de um curso regular e outro curso com turma especial. Temos que lutar pelo fortalecimento da Unemat em Alto Araguaia”, declarou Maia Neto. Também participaram da reunião os vereadores Marilzan Nunes da Costa, Jorge Melo, Nelcy Pio Peron, Wanderalques de Castro (presidente da Câmara), Rosimeiry Lopes, Sylvia Maia Santos, Guilhermino Berigo e ainda os professores Milton Chicalé Correia, Gleber Nelson Marques e Gislaine Aparecida.