PSF's em Alto Araguaia passarão por reforma

PSF's em Alto Araguaia passarão por reforma
[caption id="attachment_23047" align="alignleft" width="351"]DSC02523 Diversas mudas estão a disposição dos moradores na SEMAPA[/caption] Alto Araguaia, MT – Os moradores do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) que possuem o hábito de cultivar hortaliças, legumes e frutas no fundo do quintal ou em alguma outra área ganharam um importante aliado. É a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), que iniciou esta semana a distribuição de 800 mudas. E o mais importante: de boa qualidade e livre de agrotóxicos. O secretário Dimas Gomes Neto, titular da pasta de agricultura em Alto Araguaia, disse que o objetivo é de fomentar o cultivo de hortaliças, legumes e frutas. As pessoas interessadas em obter as mudas devem procurar a Secretaria de Agricultura na Rua João II. “Iniciamos as entregas nesta segunda-feira. Temos 800 mudas à disposição dos moradores. Quem tiver interesse basta nos procurar que teremos o maior prazer em apresentar o nosso projeto bem como entregar as mudas”, destacou Dimas. O prefeito Maia Neto (PR) garantiu que um dos objetivos com o projeto é de incentivar a produção de alimentos saudáveis, bem como possibilitar ao pequeno e médio produtor acesso a mudas de alta qualidade para que possam a renda ou diversificar a alimentação. “É um projeto interessante. Todos ganham e a prefeitura continuará incentivamente este importante trabalho”, disse o prefeito. Há 10 anos cultivando A entrega das mudas empolgou o funcionário público Augustinho Justino de Souza, 46. Ele mantém no fundo de sua residência, na área central de Alto Araguaia, uma horta onde cultiva hortaliças, legumes e frutas. Há cerca de 10 anos mantém uma rotina de atividades de cuidados com a horta num terreno de 12,5x8 metros e quer aproveitar a distribuição por parte da SEMAPA para garantir mudas de tomate e pimenta. O funcionário público dedica uma hora diariamente para cuidar de sua horta, inclusive aos sábados e domingos. Para ele, cultivar é uma terapia ocupacional que garante alimentos de boa qualidade e livre de agrotóxicos. “Sem contar que enriquece a alimentação. Dedico meia hora de cada período do dia para cuidar de minha horta”, destacou.