PSF’s e Nasf fazem campanha sobre hepatites virais em Alto Araguaia

PSF’s e Nasf fazem campanha sobre hepatites virais em Alto Araguaia
[caption id="attachment_23186" align="alignleft" width="319"]DSC_9195 Todos os envolvidos no plantio na manhã de sábado em mais uma edição do Projeto Reflorestando Nascentes[/caption] Alto Araguaia, MT – Plantar uma árvore faz toda diferença. Não é de hoje que essa frase vem sendo usada para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. E no sábado (31.08) um importante trabalho de recuperação de nascentes com plantio de centenas de mudas mobilizou um contingente estimado em cerca de 40 pessoas em mais uma edição do Projeto Recuperando Nascentes, desenvolvido pela Cooperativa Sicred. A ação foi realizada na Fazenda Monte Tabor, do proprietário Edson da Silva Alves. A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) é um dos parceiros do projeto com doação de mudas e assistência técnica. Em um ano de execução, o projeto beneficiou 12 propriedades e plantou 15 mil mudas às margens das nascentes. Os proprietários de áreas interessados no projeto devem fazer inscrição em uma das unidades do Sicred. Uma equipe seleciona a propriedade a ser atendida, faz visita técnica e identifica quais benfeitorias necessitam ser implementadas visando a recuperação de nascentes e cursos d’águas das sub-bacias. O presidente da cooperativa, Marco Túlio Duarte, explicou que a partir do diagnóstico são feitas as parcerias para redução dos custos e então a implantação. O proprietário da Fazenda Tabor, Edson da Silva Alves, classificou o evento como ‘maravilhoso’ e uma oportunidade importante de recuperar e preservar áreas de nascentes em sua propriedade. - Vemos, a cada dia, o interesse das pessoas em conhecer os projetos voltados ao meio ambiente agregando mais gente nesta recuperação de nascentes. Só tenho a agradecer a todos. É sem dúvida um projeto maravilhoso -, destacou Edson Alves durante abertura do evento. O plantio de mudas teve início por volta das 09h40. Foram plantadas cerca de 350 mudas de árvores doadas pelo Instituto Ação Verde, Fazenda Torre e outros parceiros. O Projeto Recuperando Nascentes foi criado em 2012. A iniciativa propõe evitar que o gado busque água em fontes e naturais pisoteando a vegetação rasteira na margem, o que destrói parte desse habitat imprescindível para abastecer bacias maiores. Para isso é instalada uma cerca ao redor da nascente para evitar que os animais a pisoteiem ao ir beber água. Também é instalado bebedouro para a hidratação do rebanho. O objetivo é recuperar nascentes e preservar o curso da água das sub-bacias dos rios nas propriedades dos associados da Cooperativa Sicredi Sul, que abrange 11 municípios de Mato Grosso. O Recuperando Nascentes promove o plantio mudas de árvores nas áreas diagnosticadas como problemáticas para preservação com fins ecológicos e econômicos. Conhecida como paraíso das águas, o município de Alto Araguaia conta com 3.560 nascentes e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) já desenvolve um trabalho de distribuição de mudas aos proprietários. - O trabalho desenvolvido vem surtindo efeito em Alto Araguaia. A Secretaria de Agricultura entrega, por mês, de duas a três mil mudas nativas. Só temos a parabenizar a todos por mais este projeto e quem ganha com isso são as futuras gerações. Quem sabe num breve período estejamos trabalhando num corredor ecológico de Alto Araguaia, que sem dúvida será o grande sucesso do meio ambiente em nosso município-, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) Dimas Gomes Neto.