Prova Brasil, em Alto Araguaia, tem início na Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues

Por Assecom/AIA - Adriana Moraes | Com infor

Nesta segunda-feira (23), teve início em todo o país a Prova Brasil, método que avalia alunos da rede básica de ensino. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a prova foi aplicada inicialmente na escola Adalcy da Conceição Rodrigues. Até quarta-feira (25), todas as escolas municipais farão a avaliação. As escolas estaduais também fazem parte da avaliação.

A prova objetiva avaliar os conhecimentos dos alunos em língua portuguesa e matemática, onde os dados obtidos colaboram para formar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este questionário é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e faz uma média dos fatores socioeconômicos para servir de dado ao MEC.

De acordo com a secretária de Educação, Kátia Almeida, é importante que os alunos mantenham a calma e confiança no que aprenderam em sala de aula para representar a escola e também o município. “A partir dos dados coletados é que saberemos as notas de cada escola e também a média de Alto Araguaia“, ressalta.

Os dados estarão disponíveis para toda a sociedade no site do Ministério da Educação, portal.mec.gov.br/. Os resultados mostram o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

A PROVA - A Prova Brasil é uma avaliação de diagnóstico desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).  Ela visa avaliar a qualidade do ensino fornecido através de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a itens envolvendo língua portuguesa, voltado para a leitura, e matemática, com ênfase na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Além dos alunos, professores e diretores das turmas e escolas avaliadas ajudam a responder o questionário com informações referentes ao perfil profissional, questionários que coletam dados demográficos e condições de trabalho.

A partir das informações, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.