Propostas de melhorias na vida da pessoa Idosa são debatidos na primeira Conferência Municipal

Evento aconteceu na Câmara Municipal de Alto Araguaia

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

Educação, enfrentamento da violação dos direitos, o papel dos conselhos e direitos fundamentas como saúde, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer, foram alguns dos temas abordados na 1° Conferência Municipal do Direitos da Pessoa Idosa de Alto Araguaia (MT). O evento aconteceu nesta quarta-feira (27), na Câmara dos Vereadores do município.

Realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em parceria com Conselho Municipal do Idoso (CMI), a ação visou a elaboração de propostas para a melhoria na vida da pessoa idosa, afim de criar e proteger políticas públicas voltadas ao grupo. As propostas apresentadas foram votadas e as aprovadas serão levadas a esfera Estadual e Federal. “A conferência é de suma importância para a pessoa idosa, pois ela é um meio de atender necessidades ignoradas e até mesmo resguardar direitos que estão sendo violados, já que o Conselho Municipal do Idoso é um órgão de proteção e fiscalização que o idoso pode e deve procurar”, explicou a Secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins.

No encontro também foram eleitas por aclamação as delegadas e suplentes para representar o município na 5° Conferência Estadual, em Cuiabá. Para a esfera não governamental foi eleita, Ibrandina Maria David, e, como suplente, Maria Divina Dantas. Já para a esfera governamental Juçania dos Santos Bastos como delegada titular, e suplente Bruna Cristina Monteiro dos Santos.

A conferência contou ainda com a apresentação cultural de balé das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e com a palestra da Assistente Social, Neusa Maria Alves de Oliveira, sobre “os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.