Projeto entre Prefeitura e Justiça do Trabalho propõe investimentos no Centro de Reabilitação e Academia da Saúde em Alto Araguaia

Durante a reunião, também foi discutido a construção da sede própria do Centro de Reabilitação.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom/AIA

Réulliner Rodrigues

Dois projetos idealizados pela Prefeitura de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram apresentados à Justiça do Trabalho, comarca do município, em reunião nesta quinta-feira (23). A parceria junto ao órgão propõe investimentos no Centro de Reabilitação e na Academia da Saúde para aquisição de equipamentos, calçados e qualificação de profissionais.

O projeto intitulado “Geração Saúde”, da Academia da Saúde por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), visa a aquisição de pares de tênis para os integrantes, em sua maioria, pessoas que não possuem condições de adquirir calçado adequado para os exercícios. As atividades são voltadas para grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e idosos, onde são realizados exercícios físicos ao ar livre e outras atividades.

Já o projeto “Bem Viver”, do Centro de Reabilitação Caio Hugueney, propõe adquirir equipamentos estimuladores e próteses para tratamento e reabilitação dos usuários. “Este é um sonho de toda a equipe. A nossa proposta é realizar a melhoria do local e oferecer qualificação de mão de obra dos profissionais do Centro, através do protocolo da Rede Sarah”, explica a Juíza do Trabalho, Comarca de Alto Araguaia, Karina Correia Marques Rigato. A rede é referência nacional e internacional na área de reabilitação.

“Nós temos investido cada vez mais na saúde e parcerias são importantes pois trazem benefícios para a nossa comunidade. Fizemos adequações no Centro de Reabilitação e precisamos avançar mais”, comenta o prefeito municipal, Gustavo Melo. Para a Juíza do Trabalho a parceria vem de encontro afim de oferecer mais qualidade na saúde dos moradores. “Toda parceria é muito bem-vinda. A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, juntos estamos propondo melhorar o que já tem ao invés de começar do zero”, disse Rigato.

Durante a reunião, também foi discutido a construção da sede própria do Centro de Reabilitação no espaço do Complexo Esportivo e Educacional Euclides Carrilho de Castro Neto, o Batata, no Bairro Aeroporto, onde atualmente está instalado a Academia da Saúde e uma piscina semiolímpica. “Esta piscina desde quando foi construída está parada, sem uso, e o nosso objetivo é trazer funcionalidade ao local em benefício da população e da reabilitação dos pacientes que procuram a unidade”, pontua a secretária de Saúde, Manoela Barrosa.

Participaram da reunião o procurador do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso, Bruno Choairy Cunha de Lima, a secretária de Saúde de Alto Araguaia, Manoela Nunes de Souza, coordenador da Saúde Bucal, Carlos Alberto, o arquiteto Cacildo Hugueney e os fisioterapeutas Maciel Peruchi (Academia da Saúde) e Viviane Souza Porto (Centro de Reabilitação).