Projeto de leitura em Alto Araguaia é encerrado com apresentação cultural em praça pública

Novo sistema garante agilidade no processo. Além disso, pode detectar religações clandestinas de água. Prefeitura fará investimentos para ampliar e melhorar a rede [caption id="attachment_21117" align="alignright" width="351"]DSC02572 Dados são lançados instantaneamente em um computador de mão e impressão é feita na hora[/caption] Alto Araguaia, MT – Os leituristas José Borges e Rodrigo Neves Freitas abandonaram a velha e útil prancheta. Desde o início do mês de junho carregam consigo um equipamento que está promovendo agilidade na entrega da fatura de água aos consumidores. É a emissão instantânea. O novo procedimento consta na interface das ações de mobilidade previstas no Sistema Gestão de Saneamento implantado pela prefeitura de Alto Araguaia (região Sul de Mato Grosso), por meio da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES). O equipamento eletrônico é formado por um kit com um leitor digital e uma mini-impressora, que fica na cintura do leiturista. A transmissão dos dados do hidrômetro é feita na hora, a fatura é impressa instantaneamente e entregue na residência do contribuinte. Anteriormente o trabalho era realizado em duas etapas. O leiturista, com apoio de uma prancheta, ia até as residências para colher os dados do hidrômetro e retornava a autarquia para processamento das informações e depois retornava ao imóvel para entregar a fatura. Vantagens Com os investimentos a fatura é entregue imediatamente em uma única visita. Além de agilizar o processo de leitura, o novo sistema promoveu uma mudança no formato da fatura que também é impressa em papel mais resistente, bem como traz no verso informações importantes aos consumidores de água. “É um papel de alta durabilidade, é término”, disse o coordenador do Divaes, Maury Carneio. Com o novo sistema, o consumidor de Alto Araguaia ainda poderá retirar a segunda via da conta de forma online. E não é só isso: oportuniza um acompanhamento da quitação de débitos para facilitar principalmente para usuários do sistema de água que possuem imóveis alugados. “Tudo isso online”, completa Maury. Esse novo processo entra em funcionamento nos próximos dias. Para acompanhar tudo via internet basta ter em mãos o número da matrícula. Nada muda [caption id="attachment_21119" align="alignleft" width="351"]DSC02577 Objetivo com os investimentos foi modernizar a emissão da fatura da conta de água[/caption] O novo sistema permite agilizar os procedimentos e não vai resultar em alteração da data de vencimento da conta. A empresa terceirizada Sólida Informática foi contratada pela prefeitura para operar o novo sistema. “Importante que o consumidor entenda que a fatura que está sendo entregue neste mês de junho corresponde ao consumo de água efetuado no mês de maio, mas o vencimento é apenas em julho”, explicou o coordenador. “O vencimento em relação ao modelo anterior continua o mesmo, o que muda é que a fatura é entregue instantaneamente e em novo formato”, aponta. Religação por conta é rastreada Além de promover uma melhora significativa na leitura e entrega das faturas, o sistema implantado no escritório da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) também rastreia as religações clandestinas de água. Além de crime, a pessoa que insistir na prática pode ser multada conforme a Lei. “É importante ressaltar que somente profissionais do DIVAES estão habilitados a efetuar o procedimento”, alerta Maury. Novos investimentos A prefeitura de Alto Araguaia prepara um pacote de investimentos para melhorar e ampliar o sistema de abastecimento de água em Alto Araguaia. No bairro Maria das Graças Souza Pinto, além de obras de extensão da rede, serão construídos dois reservatórios: um com capacidade para 600 mil e outro para 100 mil litros d’água. Outro bairro que está na rota de obras é o Jardim Novo Araguaia. Serão feitas obras para implantação de um reservatório de água com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, além de ampliação da rede. Com a iminência das obras, o coordenador do Divaes fez um pedido para que os moradores invistam na compra de caixas d’águas para suas residências. O objetivo é evitar transtornos durante a execução das obras. Nos investimentos também constam a implantação de um sistema de filtragem da água, seguindo orientação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).