Programa Cegonha Araguaiense será lançado neste sábado (01) pelo prefeito Gustavo Melo e Assistência Social

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

O Prefeito Gustavo Melo (PSB) e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Alto Araguaia (MT), Priscila Dourado Martins, farão o lançamento do Programa Municipal Cegonha Araguaiense. A solenidade acontece neste sábado (01), a partir da 7h30 no salão da Loja Maçônica União do Araguaia. Na ocasião, haverá ainda palestra sobre aleitamento materno e violência contra mulher.

Gustavo Melo explica que além da entrega dos kits maternidade as mães terão acompanhamento profissional. “É uma iniciativa inédita no município. Criamos este programa visando a valorização da mulher e da criança, visando a humanização deste a assistência do Pré-Natal, parto e nascimento por meio de orientações a gestantes e familiares. Um benefício que trará mais saúde e qualidade de vida na formação das famílias”, reforça.

O programa que ficará sob gestão do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e pela rede de saúde do município, visa beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelas políticas de assistência social do município e sejam cadastradas no CadÚnico.

Dentre os requisitos para as gestantes serem inseridas no programa é a participação em palestras e trabalhos desenvolvidos no decorrer da gestação como participar do grupo de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde; estar com Cartão da Gestante atualizado, sendo necessária a apresentação em todos os encontros; comparecer em todas as consultas agendadas pelo médico e apresentar todas as consultas realizadas para equipe que irá acompanhar a gestante; participar de todos os encontros, palestras, trabalhos que poderão ser desenvolvidos como cursos de artesanato com os técnicos do CRAS; estar cadastrada no CadÚnico e ter uma renda de até 02 (dois) salários mínimos.

As futuras mamães serão acompanhadas pela Comissão Multidisciplinar de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), sendo composta por dois profissionais da saúde de cada unidade básica (um enfermeiro e um agente comunitário de saúde – ACS), dois profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf (assistente social e fonoaudióloga), uma assistente social e uma psicóloga do CRAS e uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta do Centro de Reabilitação.

ORIENTAÇÕES FEIJÃO NO FOGO - Além da entrega dos kits maternidades às gestantes atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), haverá também orientações aos beneficiários do Programa Feijão no Fogo. A equipe técnica do CRAS junto da Secretaria de Assistência Social irá falar sobre as mudanças no programa com o reajuste e décimo terceiro do benefício. Atualmente são 800 beneficiários. Os mesmos devem apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão do programa.