Produtores de Alto Araguaia recebem selo SIM emitidos pela Secretaria de Agricultura

No total, foram 41 certificados emitidos através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA).

Por Ana Clara de Souza (estagiária) / Asseco

Ana Clara (Estagiária) | Assecom AIA

Cerca de 20 produtores do município de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá), receberam o certificado do Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM).  O selo atesta qualidade do produto que poderá ser produzido em maior quantidade e comercializado na cidade. A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira (03), no auditório da Câmara Municipal de vereadores.

No total, foram 42 certificados emitidos através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA). O documento contempla várias produções como, peixe, suíno, mel, queijos diversos, doces e geleias de várias frutas.

Ao realizar a entrega, o prefeito Gustavo Melo (PSB), ressaltou várias vantagens aos produtores do município. “O SIM traz segurança para produção. Os consumidores ficam mais tranquilo ao consumir pois passam a saber a origem e higiene dos produtos que compram. Além dos produtores, quem ganha é a população”, comenta o gestor.

A produtora Marilena Leite Fraga, que recebeu 14 selos de diversos tipos de queijo, geleias e doces, ressalta a importância de regularizar suas atividades e receber o selo. “Faço queijo há mais de 20 anos e a geleia a pouco tempo. Sempre servi para amigos em casa, foi assim que ganhei espaço e recebi encomendas. Agora com o selo tenho o certificado de qualidade dos meus produtos”, enfatiza a produtora.

NOVOS SELOS – O produtor que deseja requerer a regularização de sua atividade, deve solicitar o preenchendo o formulário de requerimento disponível na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, anexo à prefeitura. Na solicitação, deverá especificar o produto que será fabricado, processado ou industrializado. Após o preenchimento, deverão anexar ao requerimento cópia do CPF, Registo Geral (Identidade) ou do CNPJ.

Com a abertura do processo, a prefeitura irá realizar vistorias técnicas afim de orientar em caso de adequação do espaço para manuseio dos produtos até a sua comercialização.  Para o próximo ano, a meta é entregar mais selos e continuar com os cursos voltados aos produtores. Os produtores que não se regularizarem estão sujeitos a notificações.