Prefeitura de Alto Araguaia fará parte de projeto do MP voltado à proteção de nascentes

Nascente Córrego Sapinho, em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia contará com um novo trabalho na área ambiental relacionado à proteção de nascentes de rios. O projeto Água para o Futuro, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será lançado nesta segunda-feira (09). A ação tem apoio das prefeituras de Alto Araguaia e de Alto Taquari.

Em live, o lançamento e capacitação do projeto será transmitido pelo canal do MPMT no youtube, às 13h30 (horário de MT). A iniciativa busca identificar, monitorar, preservar e recuperar os recursos hídricos.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária (SEMAPA), a Prefeitura recrutou servidores e cidadãos araguaienses voluntários para o projeto.

“Alto Araguaia é conhecida por milhares de nascentes, onde estima-se mais de 3 mil nascentes. Esta parceria entre Ministério Público e Prefeitura é uma forma também de conscientizar a população. A comunidade precisa ter consciência de que os rios que abastecem a nossa cidade se formam a partir de diversas nascentes”, ressalta o prefeito Gustavo Melo.

Conforme a programação, o início do treinamento teórico acontece nesta segunda-feira (09) após o lançamento do projeto, através da Plataforma Microsoft Teams, das 13h30 às 18h30. A capacitação prática será nos dias 25, 26 e 27 de agosto, com visita técnica em seis nascentes definidas durante a capacitação teórica. No dia 30 de agosto será o segundo encontro virtual para elaboração conjunta de relatórios técnicos.

O conteúdo programático abordará fases de implantação do projeto, requisitos técnicos, equipamentos básicos, procedimentos metodológicos preliminares para a confirmação e caracterização de nascentes. Ainda, confirmação e caracterização hidrogeológica de nascentes, caracterização do meio biótico e dos danos ambientais.

A abertura contará com a participação do titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, do coordenador do projeto Água Para o Futuro, promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, e da promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Sant’Ana Cardoso, que atua nos dois municípios.