Por Marcos Cardial | Assecom AIA
167 Acessos
A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou tablets e kits de uniformes para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O ato, realizado na sexta-feira (05.abr.2024), no Centro de Convivência Luzia Ribeiro da Silva contou com a participação do prefeito Gustavo Melo (PSB), deputado federal Juarez Costa (MDB), deputado estadual Max Russi, coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, chefe de gabinete do Executivo, Felipe Casaril e a presidente da Câmara de Vereadores, Mariana de Souza.
Os uniformes buscam facilitar a identificação dos profissionais e os aparelhos tecnológicos vão informatizar o trabalho diário, otimizando o tempo e ampliando o número de visitas domiciliares. O coordenador da Atenção Básica à Saúde, reforçou que o investimento representa um avanço na saúde pública do município.
Durante as entregas, o prefeito Gustavo Melo anunciou aos profissionais da saúde que encaminhou ao Poder Legislativo o Projeto de Lei 012/2024, que estabelece o Plano de Carreira, Cargo e Remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Com a proposta, o município se torna referência em Mato Grosso.
No geral, foram entregues 24 tablets e adquiridos 27 kits de uniformes para agentes de saúde que trabalham realizando visitas domiciliares e sete kits de uniformes para agentes de combates endemias. Cada kit uniforme é composto por uma mochila, chapéu de proteção, duas camisas de manga longa, duas calças, um colete, um protetor solar.
“Eu e toda a equipe estamos muito agradecidos. Os uniformes vão nos identificar e com o auxílio dos tablets, os agentes poderão digitar as informações das visitas diretamente no sistema de informação. Agora será fácil identificar o agente de saúde”, disse Maria Aparecida. “Foi de grande importância a entrega desse material para nós. Estou muito feliz. A gente se sente identificado”, completou Lilian Angélica.
O prefeito destacou a importância dos equipamentos, dos uniformes e citou a importância do Projeto de Lei 012/2024. “Os uniformes vão contribuir para que a população se sinta segura com a visita dos agentes. Atualmente, os servidores realizavam o trabalho manualmente, com o preenchimento das fichas em papel, e só depois, é registrado no sistema. Com os tablets, o trabalho será realizado em menor tempo. Além disso, o plano de carreira, cargo e remuneração dos agentes dá segurança aos mesmos, visto que há anos aguardavam pela efetivação e agora terão muito mais estabilidade. É mais uma conquista desde a regulamentação dessas profissões”, disse o prefeito Gustavo Melo.