Prefeitura de Alto Araguaia agiliza processo para concluir compra de novas bombas para DIVAES

Atual sistema é antigo e será substituído por novos equipamentos com investimentos em recursos próprios

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Com a finalidade de melhorar o serviço de fornecimento e colocar um ponto final no histórico problema de falta de água em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), deve ser finalizado ainda esta semana o processo para aquisição de quatro bombas para o sistema de captação e distribuição de água do município. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Engenharia e da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES), e leva em consideração uma série de fatores, entre eles o custo-benefício. A previsão é que a licitação seja publicada ainda na primeira quinzena de março.

A compra dos equipamentos é uma determinação do prefeito Gustavo Melo (PSB). O objetivo com o investimento é evitar que a população fique sem água por longos períodos devido defeitos nas bombas do sistema de captação, às margens do Córrego Gordura.

“Nosso planejamento inclui a compra de quatro novas bombas. Queremos resolver esse problema de falta de água por longos períodos sempre que os equipamentos antigos apresentam problemas. Só assim vamos melhorar o abastecimento de água e oferecer um melhor serviço aos consumidores”, observou o prefeito Gustavo Melo.

ATUAL REALIDADE - As bombas instaladas no sistema de captação são antigas. Sempre que apresentam problemas os reparos demandam de longo tempo para manutenção, o que interrompe o fornecimento de água. A intenção com os investimentos é solucionar um problema crônico. As bombas antigas serão substituídas pelas novas. Estas, por sua vez, irão para manutenção ficando reservadas para uma possível substituição em caso de necessidade.

OS INVESTIMENTOS – A Prefeitura vai adquirir quatro bombas. Duas serão instaladas no sistema de captação e duas nos reservatórios de água no Bairro Maria das Graças de Souza Pinto. Além de resolver um problema de desabastecimento da localidade que afeta constantemente a população local, o sistema abastecerá outros bairros, como Gabiroba, por exemplo. O bombeamento será por gravidade, o que proporcionará economia de energia e poupar recursos públicos. Também está prevista a substituição do quadro de comando, visando uma melhor automação do sistema.

“O novo sistema vai resolver um problema antigo em Alto Araguaia. Os investimentos estão sendo pensados e planejados. Pensamos na vida útil dos equipamentos, numa melhor manutenção do sistema, além de impactar na redução de custos. Nossa preocupação é implantar um sistema eficiente, funcional e com vida útil longa”, disse o engenheiro Áureo Sierra em conversa nesta terça-feira (20) com o prefeito Gustavo Melo.