Prefeitura cria grupo de estudos para reforma do Código Tributário de Alto Araguaia

Após as discussões do grupo instituído pela administração, proposta será levada para debate em audiência pública

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Réulliner Rodrigues | Assecom/ AIA

Com o objetivo de atualizar as bases tributárias do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a Prefeitura, por meio das secretarias de Administração e Finanças, criou um grupo para estudar, debater e formular a reforma do Código Tributário, cuja defasagem chega há mais de 15 anos. O prefeito Gustavo Melo (PSB) editou a portaria 057/2018 estabelecendo prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos.

As mudanças visam modernizar os processos atuais e promover justiça fiscal. O grupo é composto por cinco servidores municipais. O secretário de Finanças e Planejamento, Telles Lincoln Rezende Pimentel, é o presidente. Willengarg Elias de Oliveira, Maximillian José Beijo Gonzales, Felipe José Casaril e José Rubens Falbot, fazem parte da comissão.

Para realização da análise técnica, o grupo se reunirá toda sexta-feira a partir das 14h (horário de Brasília). Caso necessário, ocorrerão reuniões extras visando a celeridade no andamento do trabalho de atualização do Código Tributário de Alto Araguaia.

Os encontros terão início essa semana. A proposta de reformulação surgiu da necessidade de rever o Código Tributário aprovado em 2001 que, desde então, não passou por atualização. Essa será apenas a primeira etapa do processo, conforme determinou o prefeito Gustavo Melo.

“É uma ação bem planejada. O atual Código Tributário já não atende à demanda do município. Criamos esse grupo de estudos para propor as mudanças necessárias e avançar. A proposta é promover a atualização que vem de encontro com as necessidades do município”, disse o prefeito.

Após o clico de estudos, o grupo deverá apresentar a proposta do novo Código Tributário destacando as mudanças. Posteriormente deverá ser realizada audiência pública com o objetivo de debater e deliberar, com a participação da população, entidades de classe e demais interessados, novas sugestões para possível incorporação ao Projeto de Lei a ser enviado à Câmara de Vereadores para tramitação nas comissões e posterior votação.

O QUÉ O CÓDIGO TRIBUTÁRIO? - É peça fundamental para a organização das atividades tributárias municipais. Prevê as obrigações tributárias dos contribuintes, a fiscalização tributária, a forma pela qual serão feitos lançamentos de créditos tributários e sua cobrança, o processo administrativo tributário, a inscrição de créditos tributários em dívida ativa e as providências administrativas necessárias para a promoção de execução fiscal, entre outros assuntos atinentes ao fisco municipal.