Prefeito Gustavo Melo reinaugura Biblioteca Municipal Professora Maria Prudenciana Cajango

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Espaço de incentivo ao estudo e ao conhecimento, a Biblioteca Municipal Professora Maria Prudenciana Cajango, em Alto Araguaia (MT), foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (18) pelo prefeito Gustavo Melo (PSB). A estrutura recebeu reforma completa com troca de piso, cobertura, forro, pintura, parte elétrica, novas portas e fachada, além de reorganização do acervo.

“Além de fazermos melhorias e investir na educação, estamos contribuindo para a preservação da história da cidade e deste local. Um prédio antigo onde aqui já funcionou a Câmara Municipal e outros órgãos. Este é o nosso compromisso, em devolver estes espaços com mais conforto”, destaca o prefeito ao citar outras obras, como reforma e construção de escolas e investimentos em materiais pedagógicos.

A cerimônia também foi marcada pela presença de familiares da homenageada que leva o nome da Biblioteca. “É uma alegria não só nossa da família, mas de toda a população. É uma biblioteca que foi inaugurada em 1973 e que a história merece ser preservada. Agradecemos este reconhecimento das autoridades da época e de hoje, após esta revitalização”, disse emocionado Antônio Cajango, irmão da Professora Maria Prudenciana Cajango.

Durante a solenidade, a secretária de Educação, Eva Carmem, destacou a importância dos investimentos. “É um espaço cultural. Não podemos deixar que a internet sobrepõe há um livro, pois é prazeroso fazer a leitura com livros nas mãos. A biblioteca, além de trazer conhecimento, pode ser um ponto de encontro para as pessoas que gostam de praticar a leitura”, frisa.

A bibliotecária do município, Elaine Gleice de Souza, relembra que o espaço não era adequado para receber o público. Atuando desde 2022, buscou a reorganização do acervo de livros e de espaço para estudo e leitura. “Esta revitalização, tanto física quanto interna, foi de extrema importância. Acredito que a comunidade conhecendo mais o espaço terá mais conforto e amparo”, diz.

A solenidade também contou com apresentação de teatro com alunos do 5º ano da Escola Maria Júlia de Almeida. Os estudantes encenaram o reconto do livro “a formiguinha e a neve”, de João de Barro.

Prestigiaram a cerimônia servidores, população, secretários Municipais Milton Lima (Infraestrutura), Welton Vilela (Finanças e Planejamento), Manoelito Rezende (Administração), Priscila Dourado (Assistência Social) e João Dias (Agricultura e Meio Ambiente). Ainda estiveram presentes, os vereadores Marcos Nunes, Clodoaldo Fernandes, Marilzan e Marilia Rabello.

ACERVO – Em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer (SECEL) por meio da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, a biblioteca local recebeu mais de 400 livros novos e seminovos. Compõe o acervo gêneros literários como romance, dramas, histórias, livros infantis, material bibliográfico e livros didáticos.

A  Biblioteca Pública Municipal Maria Prudenciana Cajango Rua Rui Barbosa, está localizada no Bairro Beira Rio, próximo à Orla do Rio Araguaia. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira das 07h às 11h e das 12h às 18h (Horário de Brasília).

A HOMENAGEADA - Nascida em Alto Araguaia (MT), em 16 de setembro de 1946, Maria Prudenciana Cajango é filha de Ivo de Moraes Cajango e Leopoldina Alves Ferreira Cajango, a qual tiveram oito filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres.

Formada em História pela Universidade Federal de Goiás, Maria Prudenciana Cajango atuou como professora no “Colégio Padre Carletti”, foi professora e diretora da Escola Estadual Carlos Hugueney e “Delegada de Ensino” no município de Alto Araguaia. Em sua carreira, recebeu destaque por ser a primeira professora com curso superior na rede pública do município.

Em 14 de junho de 1972, Maria Prudenciana Cajango veio a falecer. Dado à grande contribuição para o desenvolvimento do município, o então prefeito Carlos Irigaray Filho (1972-1975), in memorin, a homenageou dando o nome à Biblioteca Municipal.