Posto de Atendimento Jardim Novo Araguaia promove grupo de apoio a quem deseja parar de fumar

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Posto de Atendimento Jardim Novo Araguaia, em Alto Araguaia (MT), deu início ao grupo de apoio antitabagismo para ajudar pessoas que querem parar de fumar. O trabalho é desenvolvido junto da Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que conta com enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta.

Os encontros acontecem uma vez por semana, toda sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), onde envolvem rodas de conversa, palestra, dinâmicas, atividades físicas e entrega de adesivos de nicotina, que ajuda a controlar o desejo em fumar. São realizadas orientações quanto aos malefícios do tabagismo, como eliminar gatilhos que possam remeter à vontade de fumar, alimentação, sintomas de ansiedade, entre outros.

Com dois encontros já promovidos, a enfermeira e organizadora do grupo, Paula Renta, diz que as pessoas querem mudar os hábitos, porém não tem conhecimento e orientação o suficiente para iniciar. “O primeiro passo é mais difícil, e eles o fizeram. No primeiro encontro um senhor de 69 anos jogou a carteira fora e, emocionado, foi o primeiro a colocar o adesivo na frente de todos. Com o nosso apoio ele está conseguindo parar de fumar”, relata.

A agente de saúde Nária Cristina, conta que a iniciativa surgiu através de um paciente que procurou o posto de atendimento do bairro. “Seguimos o modelo já adotado em outras unidades do município, visando ampliar ações de prevenção e promoção à saúde. A partir daí fizemos a busca ativa de outros pacientes que tinham interesse em parar de fumar. Iniciamos com dez e para nós foi muito satisfatório ver a adesão das pessoas”, diz.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o retorno gradativo das atividades pós redução da pandemia, as unidades irão retomar os grupos de trabalho ainda no mês de setembro. Entre eles estão grupos com hipertensos, diabéticos, gestantes, além de atividades físicas por meio do projeto Geração Saúde.

Os interessados em participar das palestras podem procurar a UBS do bairro, registrar interesse ou tirar dúvidas. As ações também são informadas pelas agentes de saúde do município em visitas domiciliares ou, no caso de grupos específicos, por meio de ligação.