logo

Parceria entre Assistência Social e Unemat de Alto Araguaia ofertará oficina de informática e robótica básica para crianças


Primeira dama e representantes da Unemat discutem a parceria

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

226 Acessos

Parceria entre Assistência Social e Unemat de Alto Araguaia ofertará oficina de informática e robótica básica para crianças

Crianças e adolescentes carentes de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) terão aulas de educação digital, oficina de eletrônica, robótica e informática básica. A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) em parceria com o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), voltado aos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Gratuitas, as aulas abordarão os conceitos fundamentais de informática, como utilizar o computador de forma segura, princípios da navegação na web, até o básico do pacote Office (Word, Excel e Power Point). Em todas as oficinas, as aulas serão adaptadas para os alunos, de acordo com a idade.

As oficinas serão ofertadas nos laboratórios do curso de Bacharelado em Computação uma vez por semana. Já o transporte dos alunos será realizado pela Assistência Social. A previsão é que as aulas iniciem ainda neste mês.

“Trabalhamos com uma comunidade carente que não tem tanto acesso à computador e internet. Queremos proporcionar a estas crianças e adolescentes a perspectiva de qualificação para uma futura inserção no mercado de trabalho, ao passo que tenham contato com a Universidade e sintam-se motivados a cursar o ensino superior quando estiverem aptos”, pontua a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado.

Para o coordenador Político-Pedagógico e Financeiro do Campus da Unemat, Professor Caio Cesar Enside, a parceria trará novas oportunidades no crescimento e formação dos alunos. “A iniciativa da primeira dama veio de encontro com nossas propostas de extensão universitária. Com as atividades irão desenvolver habilidades e terão um maior conhecimento de mundo. Este é um dos papéis da Universidade, em atuar e transformar a comunidade em que ela está inserida”, destaca.

Também participaram da elaboração da parceria os professores Fernando Obana, Juvenal Neto, o diretor administrativo do campus, técnico Tiago Dantas, e a coordenadora do Serviço de Convivência, Franciele Almeida.