Operação tapa-buraco na MT-100 é iniciada em Alto Araguaia

Operação tapa-buraco na MT-100 é iniciada em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT - Três dias e um aprendizado para o resto da vida, sem contar a contribuição ao meio ambiente e a possibilidade de uma renda extra. Esse foi o objetivo da realização do curso de fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza com aproveitamento de óleo de cozinha usado, realizado numa iniciativa entre prefeitura de Alto Araguaia, por meio da coordenadoria municipal do Plano de Saneamento Básico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural. [caption id="attachment_26139" align="alignleft" width="319"]DSC05180 Diversos produtos foram fabricados aproveitando óleo de cozinha usado[/caption] O curso teve início da segunda-feira (10) e foi encerrado na tarde de quarta-feira (13) no salão da Paróquia da Igreja Dom Bosco, no Bairro Gabiroba. 15 pessoas aproveitaram a oportunidade para se qualificar. O resultado, ao final de três dias de curso, foi à produção de diversos produtos confeccionados com o aproveitamento de óleo de cozinha usado como sabonete, sábado, detergente, desinfetante e outros. O idealizar do curso foi o coordenador do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), Clodomiro Valeiro. O objetivo com o curso é evitar que o óleo polua os rios sendo descartado pela rede de esgoto que está em fase final de implantação em Alto Araguaia, Além disso, a iniciativa quer estimular a coleta e reutilização na produção de sabão e outros produtos. Uma das políticas públicas previstas no plano é a correta destinação do óleo residual comestível. “A prefeitura de Alto Araguaia vai começar a coletar e tratar o esgoto em boa parte da cidade. Queremos evitar que as pessoas lancem o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, que pode causar entupimento e até rompimento da rede, onerando o custo de manutenção da estação de tratamento. Além de tirarmos o óleo de cozinha usado do esgoto, daremos oportunidade às pessoas de fabricar os produtos e ainda ter uma renda extra”, disse Clodomiro Valeiro, coordenador do PMSB. Os participantes saem capacitados a produzir diversos produtos, que inclusive podem ser comercializados auxiliando na renda familiar. “Foram 24 horas de curso. Foi muito proveitoso e gostaria de destacar a visão ecológica das pessoas que participaram, principalmente fazendo o aproveitamento do óleo de cozinha usado. Sem contar a possibilidade de uma renda extra”, destaca o instrutor do SENAR, Marcelo Santana.