Núcleo do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia completa cinco anos; Prefeitura realiza mais investimentos no órgão

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

O Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) comemora nesta segunda-feira (03) cinco anos de atuação no município. Inaugurado em julho de 2018, por meio do Sistema Integrado de Atuação Comunitária na Atividade Bombeiro (SACABOM), o órgão que era um anseio da comunidade, reforça a segurança pública e projetos sociais.

Determinante para instalação da unidade, a Prefeitura municipal realizou uma série de investimentos com recursos próprios, em 2017, entre eles a disponibilização de espaço físico com adequação e reforma, pavimentação e cercamento da área militar, além da compra de mobília para atender os militares e a população. Os investimentos também foram aplicados pelo Governo de Mato Grosso, com remanejamento de profissionais, estrutura técnica e operacional, além de veículos e equipamentos para o cumprimento da função dos militares.

No último mês, o município realizou um convênio com o Conselho Municipal de Segurança Pública para aquisição de materiais para manutenção e readequação do Núcleo. Serão investidos R$ 60 mil em reforma.

“Atuamos fortemente junto ao Governo do Estado para que conseguirmos uma unidade dos bombeiros para o nosso município. Era um sonho antigo que foi consolidado junto com a população, classe política, empresarial e conselhos. Hoje vemos grandes projetos e um grande trabalho desenvolvido”, comenta o prefeito Gustavo Melo

A sede instalada em anexo ao terminal rodoviário da cidade, conta com 13 militares, dois caminhões auto bomba tanque, uma unidade de resgate e duas viaturas administrativa. O núcleo de Alto Araguaia, atua em salvamentos, resgates, combate à incêndios e atividades orientativas e educacionais. O órgão também atende aos municípios de Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, além de emergências no município vizinho, Santa Rita do Araguaia (GO).

O Núcleo também atua com projetos sociais, como o Bombeiros do Futuro, com diversas atividades voltadas à crianças e adolescentes; Projeto Atletas do Fogo, com aulas de jiu-jtsu; Bombeiros na Escola, onde leva orientações e palestras; e Projeto Capacitar para Salvar, que trabalha com profissionais da educação.