Mutirão de limpeza recolheu 117 caminhões de entulho em Alto Araguaia

Mutirão de limpeza recolheu 117 caminhões de entulho em Alto Araguaia
Sistema desenvolvido pela Embrapa em vários Estados permite o desenvolvimento de atividades produtivas simultaneamente. Área para implantação da URT foi doada   Alto Araguaia, MT – O desenvolvimento de um sistema de produção sustentável tem tudo para ser realizado em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Trata-se da implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) na Integração entre Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O ponto de partida para consolidação do projeto no município foi dado na sexta-feira (19/04) com a doação de uma área de 85 hectares. As atividades serão desenvolvidas numa parceria entre prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). [caption id="attachment_20181" align="alignleft" width="392"]DSC_0038 Secretário SEMAPA Dimas Gomes, procurador jurídico Ney Pereira, Benur Carlos Agostini e prefeito Maia Neto[/caption] A área, doada pelo produtor José de Laurentiz Neto na ocasião representado por Benur Carlos Agostini, será utilizada como estratégia de produção sustentável e fica a cerca de 8 km da área central do município. A unidade vai integrar atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área. A doação é de sua importância para o desenvolvimento do projeto em Alto Araguaia. O prefeito Maia Neto (PR) afirmou tratar-se de um benefício para toda região. Além de sustentável, é uma forma de aproveitar melhor a área da propriedade, aprimorando a produção e gerando lucros. “Pois vai permitir a diversificação das atividades econômicas em Alto Araguaia. Só temos a agradecer ao senhor José Laurentiz Neto, representado pelo senhor Benur Carlos, pela doação desta área que será extremamente importante para o desenvolvimento deste projeto”, observou. O sistema iLPF também é responsável por promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, além de melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. Outra vantagem do sistema é o aumento da produtividade. Na área devem ser implantados sete projetos: floresta com pastagem para gado de corte, floresta com pastagem para gado de leite, floresta com pastagem para ovinos e caprinos, floresta nativa, floresta e biomassa, floresta com lavoura e floresta com produção de biodiesel. O projeto em Alto Araguaia será uma das primeiras iniciativas em pesquisas em solo arenoso característico na região. O secretário da SEMAPA Dimas Gomes Neto disse que com a implantação da URT na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) Alto Araguaia tem tudo para se transformar num pólo regional de tecnologia em solo arenoso, terreno característico na região. “É a primeira pesquisa da Embrapa com este tipo de solo. Beneficiará os 847 produtores. É um grande projeto da Embrapa em nosso município e que contempla os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, pois estamos na tríplice fronteira. Só temos a agradecer ao senhor José de Laurentiz Neto pela doação da área. Acredito tratar-se do maior projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura por envolver vários segmentos”, disse o secretário.