Merendeiras da rede municipal de ensino de Alto Araguaia recebem capacitação para trabalhar os alimentos

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Boas práticas na cozinha, higienização de alimentos, controle e saída de mercadorias, foram alguns dos assuntos vistos pelas merendeiras da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (MT) durante uma capacitação. A ação desenvolvida pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) envolveu 25 mulheres das unidades da zona urbana e rural.

“São conteúdos teóricos e práticos. Além de capacitar as nossas servidoras, os alunos também são beneficiados. Terão uma alimentação saudável na escola. Aqui estamos reforçando o que já trabalhamos e seguindo as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explica a nutricionista Elaine Garcia Leitão.

As orientações também se estendem durante o ano letivo. As escolas recebem visitas da equipe de nutrição para acompanhar e orientar no processo da alimentação e aprimorar o conhecimento das merendeiras. “Durante o recreio nós acompanhamos os alunos, para ver se eles estão gostando ou não da alimentação. Temos esse cuidado também”, pontua Elaine.

CARDÁPIO NAS ESCOLAS - O cardápio da merenda escolar é variado, segundo a nutricionista. Preparado para cada mês, os alunos se alimentam com sucos naturais da polpa ou da fruta e até a fruta como acompanhamento na alimentação.  Arroz com proteína, seja carne ou frango. Saladas, verduras e legumes que complementam a refeição. De sobremesa, doces como canjica, arroz doce, bolos, bolacha e saladas de frutas.

“É necessário oferecermos esses alimentos para os alunos serem crianças cada vez mais saudáveis. A aquisição das hortaliças, por exemplo, vem por intermédio da Agricultura Familiar, com isso a variedade dos alimentos”, menciona a nutricionista.