Invasão de áreas públicas é detectada e responsáveis são notificados em Alto Araguaia

Alto Araguaia, MT – Onze famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) no último dia 15 de dezembro receberam, na tarde de segunda-feira (03), apoio financeiro. A entrega dos cheques foi conduzida pelo assessor especial de gabinete e Coordenador da Defesa Civil municipal (COMDEC), José Fabiano Dias de Souza, representando o prefeito Maia Neto (PR). O total entregue às famílias soma R$ 12,1 mil. [caption id="attachment_26059" align="alignleft" width="319"]DSC05112 Seu Honério teve prejuízos com o imóvel e também perdeu móveis. Ele foi um dos contemplados pela ação[/caption] Os recursos de auxílio são provenientes da prefeitura. Os valores entregues levaram em consideração os pareceres técnicos emitidos por um engenheiro civil e por uma assistente social, todos servidores da prefeitura de Alto Araguaia, após uma visita aos locais atingidos pelo temporal. Os beneficiados, porém, tiveram que atender aos critérios sociais, ou seja, não possuir renda superior a três salários mínimos. Todos os beneficiados tiveram prejuízos na estrutura física da residência, muros, bem como móveis e eletrodomésticos danificados ou perdidos pela enxurrada que invadiu as residências. Além dos membros do COMDEC, técnicos da Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso também estiveram em Alto Araguaia para visitar as residências bem como outros pontos atingidos no município. Francisca Alves de Araújo, moradora da Rua João II, um dos pontos mais afetados pela enchente ocorrida dia 15 de dezembro, lembrou dos prejuízos na estrutura física da residência, bem como perda alguns móveis. Ela pretende usar o valor que recebeu da prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e COMDEC, para fazer reparos na residência, bem como comprar móveis. “Já dá para pagar a máquina de lavar que foi queimada e comprar colchões novos para as crianças, que desde aquela chuva estão dormindo amontoadas, bem como os estragos provocados na casa e também no muro. A prefeitura está fazendo até demais, porque a chuva que caiu em Alto Araguaia foi muito forte. Foi uma obra de Deus e a prefeitura não tem nada ver, mas está auxiliando as famílias. Então, só temos a agradecer. Do mais muito obrigado pela atenção de todos”, disse a moradora. [caption id="attachment_26061" align="alignright" width="319"]DSC04555 Diversas residências foram afetadas pelas chuvas que caiu em Alto Araguaia no dia 15 de dezembro[/caption] O coordenador municipal da Defesa Municipal de Alto Araguaia, José Fabiano Dias de Souza, explicou que os valores foram definidos após realização de uma entrevista social realizada junto às famílias. Engenheiros da prefeitura também foram aos locais e emitiram relatórios apontando reparos nos imóveis danificados por conta da forte chuva. “A Promoção Social analisou se são famílias carentes e o COMDEC repassou os valores que acordo com cada caso analisado. Os valores não subsidiarão totalmente, mas visam minimizar os prejuízos bem como os transtornos em decorrência da chuva”, aponta. O COMDEC de Alto Araguaia ainda efetuou reuniões com equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras visando à elaboração de projetos que contemplem a drenagem de águas pluviais referentes às áreas atingidas catalogando pontos de maior risco para buscar recursos junto ao Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, para execução de obras. O prefeito Maia Neto (PR), também visitou os locais atingidos e já determinou a execução de obras de drenagem de águas pluviais nas ruas Benjamim Constant e Silvio José de Castro Maia, centro de Alto Araguaia. O objetivo é ampliar a vazão de água para resolver problemas de alagamento nestas localidades de uma vez por todas. O trabalho também abarcará a rua que dá acesso ao Estádio Bilinão e ao Bairro Demellas. A ponte será retirada e colocado um tubo de rib-loc. As obras devem iniciam assim que o período chuvoso cessar. Os investimentos serão feitos com recursos próprios.