Gustavo Melo defende Consórcio Regional de Saúde e elogia gestão Nelson Paim

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Gustavo Melo defende Consórcio Regional de Saúde e elogia gestão Nelson Paim

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), rechaçou qualquer possibilidade de deixar o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS) e saiu em defesa do presidente da entidade, o prefeito de Poxoréu, Nelson Paim. A declaração foi dada durante reunião de prestação de contas 2019/2020 e até maio de 2021 realizada na quinta-feira (17) em um hotel na cidade de Rondonópolis. O encontro contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde de 19 municípios consorciados.

A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Nelson Paim, que apresentou um balanço sobre as ações, a atual situação financeira, detalhou o repasse de cada município para manutenção dos serviços e esclareceu dúvidas sobre as receitas e despesas.

“Estamos tratando o consórcio com muita seriedade. Temos um débito mensal devido a dívidas antigas e o investimento que fizemos na sede atual. O que posso falar e garantir é que até dezembro estará tudo equilibrado, e então, poderemos sentar com todos os gestores dos 19 municípios para reavaliarmos a porcentagem da taxa administrativa que hoje é de 30%”, disse o prefeito Nelson Paim.

O prefeito de Alto Araguaia defendeu a entidade, da qual é vice-presidente. O gestor ressaltou que o encontro foi fundamental para apresentação detalhada da situação financeira, dirimir dúvidas e facilitar o diálogo.

“A união dos prefeitos e dos secretários de saúde tem caracterizado o papel de atuação do Consórcio, que tem atuado como importante instrumento de apoio aos municípios no atendimento de saúde à população. O objetivo do encontro foi detalhar o orçamento e estreitar o diálogo”, citou.

Alto Araguaia repassa cerca de R$ 40 mil mensais a entidade. O gestor mencionou que o Consórcio tem sido de extrema importância ao município, especialmente no atendimento a especialidades médicas com a ampliação de cirurgias. “Através do Consórcio, temos conseguido reduzir sim os custos e ter mais eficiência no atendimento, que é o mais importante. Afirmo categoricamente que se não fosse o consórcio, Alto Araguaia estaria em uma situação muito difícil. O Consórcio tem sido instrumento imprescindível, principalmente aos municípios pequenos, no qual Alto Araguaia se inclui”, frisou.

O prefeito de Alto Araguaia propôs uma agenda ampla entre os prefeitos consorciados e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. O objetivo é discutir o repasse do Estado ao consórcio, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios – Paici.

O CONSÓRCIO­ - O CORESSMT é formado por 19 municípios. Além de Rondonópolis, participam os municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.