Gustavo Melo cobra da ANTT audiência pública sobre concessão da BR-364 em Alto Araguaia

Prefeito diz que não recebeu convite e cobrou uma audiência também em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito do município de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), se mostrou surpreso com a audiência pública que discutiu a concessão para a iniciativa privada da BR-364 entre Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO) na sexta-feira (28/01) no Hotel Transamérica, em Rondonópolis. O encontro foi organizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O chefe Executivo ressaltou que não foi convidado e cobrou mais transparência do órgão já que o município será impactado pelas obras de duplicação do trecho.

“Só tomei conhecimento da agenda pela imprensa. A primeira audiência pública que tratou sobre a duplicação da BR-364 em Alto Araguaia foi realizada em 2015 e articulada enquanto era vereador. Agora estamos em um novo momento das discussões. É inadmissível que um município 'cortado' pela BR-364 não seja convidado para uma audiência dessas. Nada mais justo do que estar presente e dar a nossa contribuição. Não estivemos no encontro porque não fomos convidados. Inadmissível ser surpreendido dessa maneira", esclareceu o prefeito.

Melo criticou a ANTT pela falta de transparência na divulgação da agenda, já que a informação é que outros prefeitos da região também não foram convidados. Indignado com a ausência na audiência pública, o gestor araguaiense cobrou que a ANTT realize um encontro em Alto Araguaia, mas defendeu que seja feita com ampla divulgação por conta da particularidade do município. Ele ressaltou que a cidade precisa de contorno viário e de acessos nos entroncamentos da BR-364 com a MT-100 e com a MT-299, que liga a Itiquira.

“O cidadão tem que participar das discussões. Alto Araguaia tem suas particularidades. É um entroncamento rodoviário com grande circulação de veículos de carga. Precisamos ter acesso sobre qual solução foi dada a essas questões. A ANTT precisa realizar uma audiência pública em Alto Araguaia. Vir, ouvir e conhecer as demandas. Alto Araguaia está inserida em uma região estratégica. É um município estratégico para Mato Grosso e para o Brasil”, disse.

O leilão do trecho entre Jataí e Rondonópolis deve acontecer ainda no quarto trimestre deste ano e a assinatura do contrato está prevista para o primeiro trimestre de 2023, prevendo o investimento de R$ 2,7 bilhões em obras de recuperação e melhorias viárias.