Governador e deputados serão cobrados por novos cursos para Unemat em Alto Araguaia

Trabalho, atualmente, concentra-se nas MT’s 481 e 465, regiões do Ariranha, Gato Preto e também Rio do Peixe e Distrito do Buriti, respectivamente Alto Araguaia, MT - A força do campo em Alto Araguaia pode ser vista pelos quadrantes do município. Das grandes plantações de eucalipto, de cana-de-açúcar, dos rebanhos bovinos até a agricultura familiar. E para garantir o escoamento de toda essa produção, estrada boa é a salvação da lavoura. E os agricultores que investem na produção de alimentos comemoraram o trabalho que recuperação de estradas que vem sendo empreendido na MT-481, que liga ao Projeto de Assentamento Gato Preto e Colônia do Ariranha, bem como da MT-465, que liga ao Distrito do Buriti e Rio do Peixe. Sinal de que tudo que é produzido será escoado por estradas melhores. [caption id="attachment_26404" align="alignright" width="319"]DSC05304 Um bom trecho de estradas já foi recuperado. Trabalho segue em duas frentes [/caption] A prefeitura de Alto Araguaia, em parceria com o Governo do Estado, atua na recuperação das estradas que ligam as duas regiões. Máquinas fazem terraplanagem, cascalhamento de pontos críticos e levantamento da estrada. O trabalho é executado desde o ano passado e só vai parar quando tudo estiver concluído. Os produtores locais comemoraram o trabalho. Com estrada boa, vão trazer para a cidade os legumes e frutas para comercializar, garantindo uma renda extra para família. E não é só isso. O leite produzido aqui já é entregue a uma cooperativa. São cerca de mil litros diariamente que são armazenados em resfriadores e depois transportados para a cidade. “Para nós representa [estrada boa e recuperada] muita coisa. Recuperando tudo mudou. Temos como produzir legumes e frango para levarmos até a cidade. Com estrada recuperada não temos impedimento para levar nossos produtos. Agora está melhorando muito, mas muito mesmo”, disse o produtor Bento Magnani, que mora do PA Gato Preto. A produtora Nadir Paula da Silva tem um rebanho de 41 animais e também é produtora de leite. Ela comemora o trabalho que vem sendo realizado. “A nossa estrada nunca foi boa, sempre era buraqueira. Agora conserva o carro, faz economia e podemos até levar hortaliças para vender na cidade, porque agora chega rapidinho”, destacou. O secretário Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado, a pedido do prefeito Maia Neto (PR), constantemente acompanha do trabalho de recuperação das duas MT’s. Somente na MT-465 serão cerca de 90 km executando patrolamento, abertura e drenagem lateral, enquanto que na MT-481, outros 48 km executando, além destes serviços, o levantamento dos pontos críticos. “Mesmo com a chuva dos últimos dias o trabalho de recuperação continuou. É determinação do prefeito Maia Neto promover a recuperação destas estradas a fim de garantir o escoamento de tudo que é produzido na região. A zona rural de Alto Araguaia possui cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão e nossos esforços estão concentrados em recuperar toda essa extensão. Estamos empreendendo um grande trabalho que não tem prazo para terminar”, ressaltou o secretário. O prefeito Maia Neto (PR) lembrou que a chegada de novas máquinas, feitas com recursos próprios e também repassadas pelo Governo Federal, tem auxiliado na demanda de recuperação das estradas. Segundo o gestor, o trabalho que vem sendo empreendido tem como meta manter as estradas em boas condições de tráfego o ano todo.