Encontro discute benefícios ao Assentamento Gato Preto e região do Ariranha

Encontro discute benefícios ao Assentamento Gato Preto e região do Ariranha
Alto Araguaia-MT – Olhares atentos. Risos. Interatividade. Um resgate da história. Assim pode ser definida a realização do Projeto Remanso do Araguaia – Contos e Lendas, realizado na última semana e que foi levado a centenas de crianças e jovens matriculados na rede pública municipal e estadual de ensino no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O projeto ter por objetivo resgatar, coletar, catalogar, publicar e difundir lendas e histórias regionais que estão se perdendo. [caption id="attachment_27579" align="alignleft" width="220"]DSC06552 Projeto Remanso no Araguaia atendeu dezenas de alunos em Alto Araguaia. Objetivo é fazer um resgate histórico-cultural[/caption] Abarcando 26 cidades da região Centro-Oeste e Sudeste do País, o projeto conta com apoio do Ministério da Cultura. Em Alto Araguaia, foi realizado em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL). Além dos alunos, o professor, pesquisador e escritor João Luiz do Couto e Sheila Signário, fotógrafa e produtora, mantiveram contato com moradores ribeirinhos do Rio Araguaia em busca de novas histórias. Segundo João Luiz do Couto, a estadia em Alto Araguaia coletando novas histórias e contos foi extremamente positiva. “Três histórias nos chamaram atenção durante esses dias de pesquisa e investigação. A primeira foi a nova versão de conflito que aconteceu na década de 20 entre duas famílias nas margens do rio Araguaia. A segunda é sobre uma cobra gigante que engole pessoas. A terceira é do rio que engole pessoas, esta contada de uma forma muito romântica. Então são histórias que a gente achou interessantes e que estamos catalogando”, disse o escritor. Tudo foi devidamente gravado e fotografado. Ao final do projeto, as histórias farão parte de um livro que levará o nome do projeto. Além de coletar histórias e contos, o projeto visitou escolas apresentando a peça o Homem da Mala, que beneficiou as escolas municipais Maria Júlia de Almeida, Adalcy da Conceição Rodrigues e José Inácio Fraga e a Escola Estadual Carlos Hugueney, além de alunos do Projeto AABB Comunidade. Os alunos aprovaram a iniciativa. “Nós, do Projeto AABB Comunidade, marcamos presença neste evento maravilhoso. Quero agradecer a Secretaria de Esporte e Cultura, Secretaria de Educação e a equipe da Escola Estadual Carlos Hugueney por ter nos proporcionado essa oportunidade. Foi uma tarde muito agradável”, postou em uma rede social a professora Lireda Andrade Machado Rezende, do Projeto AABB Comunidade. “Achei o evento muito bom. Interessante. O que mais me chamou a atenção foi às histórias contadas de um jeito engraçado. Tudo foi bem interessante”, lembra a aluna da 8º série da escola José Inácio Fraga, zabela Nunes de Almeida, 13. João Vitor de Jesus, 12, estudante da 7º série também aprovou a iniciativa: “Gostei mais da história da cobra gigante e quando ele nos questionou sobre a história da Escola José Inácio Fraga. Na verdade era desconhecida por muitos alunos. Essas palestras reforçam a importância da leitura”, completou. O coordenador de Cultura e Turismo de Alto Araguaia, Max Fábio, ressaltou que os contatos para trazer o projeto para Alto Araguaia foram iniciados há cerca de dois meses. Segundo ele, a prefeitura, a pedido do prefeito Maia Neto, insistiu em trazer o projeto ao município por conta da forte identidade que a cidade mantém com o Rio Araguaia. “As crianças conheceram lendas, contos e histórias que nem imaginavam. Além disso, é uma forma de resgatarmos os contos e histórias locais”, ressaltou.