logo

Encontro da Saúde realiza 6ª edição com exercícios físicos, orientações de saúde e teatro sobre suicídio


Encontro do mês de setembro ocorreu na sede da AABB e contou com o sorteio de brindes aos integrantes dos grupos

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

504 Acessos

Encontro da Saúde realiza 6ª edição com exercícios físicos, orientações de saúde e teatro sobre suicídio

Cerca de 60 pessoas participaram, nesta sexta-feira (21), do 6° Encontro da Saúde, organizado pela prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria de Saúde (SMS). A ação é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) proposta no Projeto Geração Saúde. A nova edição aconteceu na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com várias atrações.

O encontro reúne uma vez por mês todos os integrantes dos grupos de diabéticos e hipertensos atendidos pelo projeto nas cinco unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A novidade na 6ª edição foi a inclusão do grupo de gestantes. A proposta é promover intercâmbio, descentralizar as atividades, estimular a mudança de hábitos, levar descontração e interação entre os membros.

Além das atividades físicas rotineiras prevista no Projeto Geração Saúde, a equipe do NASF levou uma palestra sobre suicídio, em alusão às ações prevista na Campanha Setembro Amarelo. O sorteio de brindes diversos foi outra novidade, visando uma maior interação entre os membros, bem como uma maneira de incentivá-los pelos esforços diários nas atividades com foco na saúde e qualidade de vida.

Nas atividades coordenadas pelo fisioterapeuta Maciel Peruchi, os integrantes do grupo realizaram alongamento, exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos. “Sempre respeitamos o limite de cada pessoa que participa do grupo, porque entendemos que os integrantes têm que ter prazer em praticar atividade física e não dor. Uma vez por mês realizamos esse encontrão em que reunimos todos os PSF’s para interagir e aprimorar os exercícios”, disse o profissional.

Os integrantes dos grupos aprovam a iniciativa. Os depoimentos atestam que a saúde melhorou desde que se interessaram pelas atividades físicas. “Tem muito tempo que participo. Toda vez eu gosto. Estou bem melhor. Muita coisa mudou. Os exercícios são bons”, disse a moradora do Bairro Aeroporto Izabel Pereira Medrade, 55 anos.

“Melhorou minha pressão. Minha saúde. Peço que as pessoas que não fazem que venham fazer com a gente. É uma boa iniciativa. Sentia muita dor no corpo e agora não sinto mais, tudo por conta dos exercícios”, ressaltou Ana Maria da Silva Ferreira, 59 anos, também residente no Bairro Aeroporto.

Maria Lúcia Moraes, 53 anos, destacou a interação entre os integrantes do grupo. “A gente fica interagindo, conversa mais e tem mais disposição com os exercícios físicos. O recado que deixo é convidar as pessoas a participar. O dia passa mais alegre, você faz e encontra os amigos. Amizade também é saúde”, aponta a morada do Nossa Senhora Aparecida.

Aos 74 anos, Nair Gomes da Silva, moradora no Bairro Caminho das Águas, afirmou que ingressar no projeto ‘foi muito bom’. “Comecei a caminhar, fazer os exercícios e minha saúde melhorou muito. Para mim foi ótimo. A melhor opção é fazer exercícios. É muito bom”, testemunhou a moradora.