Em julho, Hospital Municipal de Alto Araguaia realiza mais de 10,3 mil procedimentos

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Réulliner Rodrigues

Somente no mês de julho passado, o Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney efetuou 10.369 atendimentos diversos. Os números foram divulgados pela Superintendência da unidade. A lista engloba cirurgias, atendimentos de urgência, internações, exames de imagem, partos, dentre outros. No período, conforme aponta o relatório, foram feitos 6.892 exames laboratoriais.

Segundo levantamento divulgado pela superintendente do hospital municipal, foram cinco cirurgias; 37 pequenas cirurgias; 75 encaminhamentos; 411 exames de raio-x; 79 eletrocardiogramas; 5 partos, sendo quatro cesarianas e um parto normal; 193 atendimentos ginecológicos e de obstetrícia; 509 atendimentos de urgência com observação de até 24 horas; 55 internações; 16 retiradas de pontos; 773 atendimentos de pressão arterial; 69 curativos; efetuadas 819 administrações de medicamentos a pacientes internos na unidade; 80 procedimentos de glicemia capilar; 113 nebulizações e 32 procedimentos de oxigenioterapia.

“A equipe do HM está muito empenhada em oferecer à população local uma saúde cada dia de melhor qualidade, cumprindo o nosso dever da melhor forma possível. O prefeito Gustavo Melo e a secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, determinaram que a prioridade é o paciente e com atendimento humanizado. Procedimentos que não eram realizados estão sendo oferecidos de forma efetiva na unidade. Nosso compromisso é seguir avançando”, detalha a superintendente Uelen Campos.

Ao observar os números, o prefeito Gustavo Melo (PSB) afirmou que o objetivo é seguir avançando na saúde visando assegurar o melhor atendimento aos usuários do sistema de saúde municipal. Além da compra de um aparelho de ultrassonografia, duas bombas de infusão, dois cardioversores, dois aspiradores elétricos, dois carrinhos de emergência e um monitor multiparâmetro, brevemente serão anunciados outros investimentos para melhorar o atendimento e a infraestrutura da unidade. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão, entre recursos de emendas parlamentares, recursos próprios e compra de equipamentos por meio de parcerias.

“Mesmo com a queda de receita que o município enfrenta desde 2017, a saúde está avançando. Instalamos ar-condicionado nos leitos da unidade, investimento nunca feito antes, justamente para oferecer um melhor atendimento. Pelo planejamento que traçamos anunciaremos mais investimentos. A população pode ter certeza que estamos olhando com carinho para a saúde visando assegurar o melhor atendimento”, disse o prefeito.