Em chapa única, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável tem diretoria eleita com 23 votos

Reunião definiu escolha por meio de eleição a diretoria do CMDRS

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) definiu a nova diretoria. O assunto havia sido deliberado em encontro realizado no dia 06 de fevereiro. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (15) em mais uma reunião na sede da Prefeitura. Apenas uma chapa encaminhou indicação para ocupar o cargo de presidente, vice-presidente e secretário. Foram 23 votos favoráveis e seis abstenções. A partir de agora os conselheiros dedicam debates para reformulação do estatuto do conselho, assunto pauta da próxima reunião.

Com a definição da diretoria do CMDRS são os moradores da zona rural que ganham a oportunidade de se unirem e deliberar sobre políticas públicas de fomento a agricultura no município. A votação definiu José Carlos de Oliveira, representante da Secretaria de Administração como presidente; Luzia Amélia Freitas, da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Cinturão Verde vice-presidente e Wanderlê de Castro Neto, representando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), o secretário do conselho.

Os conselhos municipais são espaços públicos de composição plural e paritária. Sua função é formular e controlar a execução das políticas públicas em áreas prioritárias da administração. Os conselhos atuam como canal de participação popular nas instâncias de governos municipal, estadual e federal.

Logo após a votação, o presidente eleito José Carlos de Oliveira afirmou que o Conselho vai executar um trabalho sério e comprometido e ressaltou que a participação de todos os conselheiros é fundamental e determinante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura no município. Uma primeira agenda de trabalho foi definida pela nova diretoria. O objetivo é visitar as instituições bancárias de Alto Araguaia e buscar informações sobre linhas de créditos para produtores rurais.

“Vamos fazer um trabalho voltado para o desenvolvimento da agricultura de Alto Araguaia. É importante que os conselheiros tragam as contribuições para deliberarmos. O conselho é de toda a comunidade araguaiense”, disse o presidente eleito.

ENTIDADES COMPÕEM CONSELHO – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é composto por representantes de 29 entidades. Entre as quais estão a Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia (AAVA); Associação de Pequenos Produtores rurais do Cinturão Verde; Associação Maçônica; Projeto de Assentamento Gato Preto; Associação Projeto de Assentamento Topázio Córrego Rico; Associação de Produtores e Moradores da Região do Córrego Rico e Adjacências (ASCOR); representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi; Câmara de Vereadores, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); EMPAER; Feria Livre Municipal de Alto Araguaia; INDEA; Rotary Club; SEFAZ; secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Administração, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), de Educação, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, de Obras, Infraestrutura, Transporte e Frotas, de Saúde, Finanças; representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato Rural Patronal e Unemat.