Em Alto Araguaia, vacinação avança para idosos de 70 a 74 anos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Em Alto Araguaia, vacinação avança para idosos de 70 a 74 anos

A campanha de vacinação contra Covid-19 em Alto Araguaia (MT) continua nesta semana. À partir desta terça-feira (30), idosos de 70 a 74 anos devem receber a primeira dose do imunizante. A vacinação é realizada nas unidades de saúde do município por meio de agendamento, onde já acontece a aplicação em idosos acima de 75 anos.

Em orientação, a Coordenação da Atenção Básica explica que o agendamento junto à equipe é necessário para garantir o protocolo de vacinação e evitar aglomerações. O processo pode ser feito por familiares. As pessoas pertencentes ao grupo prioritário devem apresentar a carteira de vacinação, documento pessoal e o cartão do SUS.

A nova remessa encaminhada pelo Governo Federal não será possível imunizar todo o grupo. De acordo com a nota de fornecimento de material encaminhada pelo Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Alto Araguaia recebeu 31 doses para a primeira aplicação, sendo 45% destinado ao grupo, 37% a idosos de 75 a 79 anos e 37% aos profissionais de saúde que ainda não foram imunizados.

Em balanço, o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, menciona que a vacinação ocorre dentro do cronograma e conforme o envio das doses. “Destaco o empenho das nossas equipes no combate à pandemia assim como o comprometimento na campanha de vacinação. Todos tem se esforçado para manter o fluxo e garantir vacina a mais pessoas dos grupos prioritários”, afirma.

VACINÔMETRO – Do início da vacinação no dia 20 de janeiro até agora, Alto Araguaia vacinou 637 pessoas para a primeira dose, compreendidos por trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, pessoas acima de 80 anos e de 75 a 79 anos. De acordo com o painel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, 256 pessoas já receberam o reforço do imunizante.

As informações detalhadas estão disponíveis no site oficial do município (www.altoaraguaia.mt.gov.br), na guia boletim Covid-19.