Educação entrega kits da merenda escolar em estoque para famílias de alunos carentes

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

1931 Acessos

As escolas da rede municipal e educação infantil de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), iniciaram nesta quinta-feira (16) a montagem e entrega de kits a partir de produtos da merenda escolar em estoque das unidades de ensino. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), visa destinar os produtos às famílias carentes em tempos de pandemia e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Com produtos em estoque, foram entregues 59 kits. Novas distribuições serão realizadas nas próximas semanas.

O prefeito Gustavo Melo acompanhou a ação e reforçou que aguardava as recomendações e medidas amparadas em lei para distribuir os produtos, e que o trabalho foi adiantado com o levantamento das famílias. “Neste período de recolhimento social e suspensão das aulas, buscamos orientações para o uso da merenda escolar aos alunos, visto que muitos tem a principal refeição do dia nas escolas. Com responsabilidade, este é o nosso papel em darmos as mãos e auxiliar quem precisa”, afirma o prefeito Gustavo Melo.

São entregues perecíveis e não perecíveis. Os kits compõem arroz, feijão, óleo, macarrão, açúcar, leite, bolacha, extrato de tomate, além de carne bovina e frango. “Um kit generoso, próximo de uma cesta básica. Importante dizer que nem todos são iguais devido ao estoque. Tentamos montar de forma homogênea que contemple todos os itens”, explica a gestora da Educação, Paula Regina Fraga.

Ainda, conforme a secretária, o levantamento das famílias foi realizado pelos profissionais da educação por terem contato com os alunos e saberem da situação de cada um. “Um trabalho de solidariedade destes profissionais, desde o levantamento das famílias até à montagem dos kits”.  Ela explica ainda que novos kits serão montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Temos que ter muita responsabilidade. O recurso nunca foi autorizado pois nunca houve uma pandemia desta forma, então temos que fazer tudo dentro da legalidade”, finaliza.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município esteve presente na montagem dos kits que foram destinados às famílias. Segundo a presidente do conselho, Cláudia Azevedo, o trabalho iniciou após receberem orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). “A ação visa que os alimentos não pereçam nas escolas sabendo que muitos dos alunos estão precisando receber estes donativos”, disse.