Educação discute possibilidade de retorno às aulas no sistema híbrido em Alto Araguaia

Reunião online com diretores e coordenadores das escolas da rede municipal

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Após sinalização de possível retorno às aulas no sistema híbrido pelo Governo de Mato Grosso, a Secretaria de Educação (Semed) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) antecipa discussão com profissionais do município. Em reunião virtual, o assunto foi levado aos diretores e coordenadores das escolas da rede municipal na última semana. O objetivo é preparar e ouvir a comunidade escolar para o retorno gradual das atividades escolares.

Conforme a secretária de Educação, Paula Regina Fraga, uma pesquisa online deverá ser lançada pela Semed nos próximos dias. Segundo a gestora, as tratativas são necessárias para estudar protocolos específicos com base em exemplos positivos de outras regiões e se preparar para receber os alunos.

“É um momento novo e ao mesmo tempo complexo. Mesmo que os profissionais já tenham recebidos a primeira dose da vacina anticovid, queremos garantir que eles e nossos alunos tenham todo o atendimento e segurança necessária. Para isso vamos precisar da colaboração de todos, em especial dos pais e alunos”, frisa Paula Fraga.

Caso o Estado opte por retorno às aulas, a expectativa é que o sistema híbrido deva iniciar em agosto. O método de ensino é uma alternativa em que as aulas acontecem de forma presencial e à distância com rodízio de alunos. “Temos que antecipar estas discussões pois também temos que repensar as práticas pedagógicas, organização das salas, flexibilidade de horários, transporte escolar e outros fatores”, complementa.

Ainda durante reunião, os profissionais fizeram avaliação das atividades pedagógicas que são endereçadas aos alunos nas aulas não presenciais. No atual modelo usado pelas escolas do município, os conteúdos e atividades são passados de forma online também com acompanhamento virtual e envio físico de apostilas e orientações.

“Tivemos um balanço positivo. No início da pandemia houveram dificuldades, mas agora nos adaptamos e seguem a todo vapor. Agradeço o empenho de todos os profissionais por mantermos uma educação de qualidade”, finaliza a secretária.