Duas bombas são adquiridas para DIVAES e prefeitura de Alto Araguaia prevê mais investimentos

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) está promovendo investimentos para resolver o problema de falta de água na cidade, já que os equipamentos da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) não suportam atender a demanda de consumo. As bombas que tem mais de 30 anos serão substituídas por novas. Duas já foram adquiridas e outras duas estão em processo de compra. Os investimentos são uma determinação do prefeito Gustavo Melo (PSB) e compõem um pacote de ações em comemoração aos 80 anos da cidade em outubro.

Das duas bombas já adquiridas uma é de 50 CV e outra de 25 CV. O planejamento prevê a compra de outras duas bombas de 75 CV. Os equipamentos serão instalados tão logo seja concluído uma outra etapa: a execução de um projeto para melhora o sistema elétrico, compra de cinco quadros de comando de energia e dois transformadores. Os equipamentos darão lugar aos antigos, que constantemente apresentam problema. Ao passo que o sistema de bombeamento de água é ligado para atender a parte alta da cidade a energia oscila, o que compromete a operação, sendo necessário revezamento para atender os bairros.

O objetivo com os investimentos é modernizar o sistema de captação e distribuição de água ao substituir as bombas antigas por novas, assim como o sistema elétrico, proposta inovadora desde a operação da DIVAES na cidade. Sempre que apresentam problemas os reparos demandam de longo tempo para manutenção, o que compromete o fornecimento de água.

O prefeito ressaltou que as compras exigem de um rigoroso planejamento. A atenção é necessária por conta da frustração de receita municipal devido à crise financeira. O objetivo é de evitar que os moradores fiquem por longos períodos sem água sempre que os equipamentos apresentam problemas. “Só assim vamos melhorar o abastecimento de água e oferecer um melhor serviço aos consumidores. ”, observou o prefeito.

O superintendente da DIVAES, José da Silva Batista, o Jota Silva, explicou que os investimentos darão uma nova dinâmica de funcionamento à autarquia. “Os equipamentos atualmente instalados já não suportam a demanda. São antigos e pouco eficientes Em um curto tempo apresentaremos a população uma nova DIVAES”, disse.