Dois cursos de qualificação são encerrados em Alto Araguaia

Dois cursos de qualificação são encerrados em Alto Araguaia
[caption id="attachment_25007" align="alignleft" width="319"]DSC04088 Cerca de 3,5 mil mudas foram distribuídas pela prefeitura por meio da SEMAPA na quinta-feira em Alto Araguaia[/caption] Alto Araguaia, MT – Um programa de distribuição de mudas de hortaliças, de espécies frutíferas e floríferas implantado no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) possibilitou a entrega de 4,3 mil plantas nos últimos três meses. O trabalho é desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) e tem como parceiros o Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e Rotary Club. A segunda remessa, totalmente gratuita, foi entregue durante toda quinta-feira (31/10). Com caixas de papelão, de madeira ou sacolas plásticas em mãos centenas de moradores não titubearam para garantir mudas variadas. A entrega da segunda remessa de mudas começou por volta das 10h. De forma organizada, cada interessado percorreu o extenso canteiro e com o auxílio de técnicos da SEMAPA foi recebendo as mudas. Todas as mudas disponíveis de pimentão, banana, pimenta, tomate, jiló, caxi, entre outras, são livre de agrotóxicos e foram preparadas por agrônomos lotados na secretaria. Além das mudas, os moradores e produtores rurais receberam orientação técnica. O objetivo com o programa é, além de incentivar uma alimentação saudável ao disponibilizar plantas livre de agrotóxicos, o objetivo da prefeitura, por meio da SEMAPA, é criar mecanismos para que o pequeno produtor diversifique a produção bem garanta a complementação da renda. E foi pensando justamente neste dinheiro extra que o pequeno produtor Jaineomar Meireles da Costa, 39 anos, foi em busca das mudas. Dono de uma propriedade de 1 hectare nas proximidades do Distrito Industrial, na região conhecida como Areia Branca, veio em busca de mudas de hortaliças, legumes e também espécies frutíferas. Ele possui um box na Feira Livre Benno Ubaldo Presser Niedermeyer. Aumentando sua produção, automaticamente garante um incremente na renda. “Sem dúvida é uma complementação na renda. Quanto mais mudas, mais produção na horta. Agora vou ficar atento quanto à próxima remessa. Quero garantir mudas de banana”, disse o produtor. O secretário Dimas Gomes Neto destacou o envolvimento das entidades parceiras na realização do projeto, bem como a participação maciça das pessoas interessadas em garantir as mudas. Todos receberam orientação técnica quanto ao plantio adequado das hortaliças, bem como das espécies floríferas. “Este projeto não vai parar. Queremos atingir a meta de 3,5 mil mudas entregues a cada dois meses. É um projeto de sucesso absoluto”, frisou.