Alto Araguaia, MT – Os índios, a Amazônia, comidas típicas e fatos históricos que marcaram épica em Alto Araguaia. Esses foram apenas alguns dos recortes utilizados para resgatar a cultura mato-grossense por meio da 2ª edição do Projeto ‘Alto Araguaia é Bem Mato Grosso’, desenvolvido pela Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, que conta com apoio da prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A noite de apresentações dos alunos aconteceu na sexta-feira (29/05) na quadra Antônio Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro. Centenas de pessoas, entre pais, familiares e amigos definitivamente respiraram cultura.
Neste cenário de talento, dedicação dos professores e empenho dos alunos, o que se viu na quadra ao longo das apresentações foi uma exploração de cores, ritmos, cantos, danças, artesanato, culinária e manifestações folclóricas.
[caption id="attachment_32296" align="alignleft" width="220"]
Crianças de várias idades caminharam até o centro da quadra Antônio Farias da Costa para se apresentar a centenas de pessoas[/caption]
Com clima agradável, a quadra foi o ponto de encontro de centenas de pessoas que num primeiro momento viram uma decoração criativa com cenários que retrataram a fauna e a flora da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal. Mas o melhor mesmo foi quando as crianças abriram a noite de apresentações. Quando se fala de cultura, a cidadania é palavra de ordem. Ao centro da quadra ficaram as bandeiras e foram cantados os hinos do Brasil, de Mato Grosso e de Alto Araguaia. Logo após ocorreu a primeira apresentação da noite, que homenageou os índios.
O cururu, bumba meu boi e o conflito Morbek e Carvalhinho também estiveram na seara de apresentações. Ao longo de cerca de duas horas, foram diversas apresentações, que além de retratar as belas paisagens naturais e uma fauna impressionante, também focaram no rico cenário cultural regional.
A diretora da unidade, Kátia Simone Almeida, acredita que o projeto atendeu as expectativas e que existe uma necessidade de falar de cultura com as crianças. “A escola quer divulgar um pouco da nossa cultura. Por sermos moradores de fronteira entre os estados de Mato Grosso e Goiás, resolvemos fazer o resgate da cultura mato-grossense. Foi uma bela noite de apresentações. Só tenho a agradecer a todos”, disse.
O prefeito Maia Neto (PR) acompanhou as apresentações e fez questão de elogiar todos os envolvidos no projeto. “Só temos que parabenizar aos professores, pais, mães e principalmente aos alunos”, frisou o gestor. A Escola Maria Júlia atende 455 crianças nos períodos da manhã e da tarde na Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais do 1º ao 5º ano. O cantor e compositor Hugo Timo, Huguinho, cantou “Coisas de Lá”, música tributo ao município de Alto Araguaia.
Também acompanharam as apresentações do projeto a secretária de Educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz, os vereadores Evanilson Fagundes, Guilhermino Berigo, o Finega, e Nelcy Pio Peron (ambos do PT); Rosimeiry Lopes de Souza (PR), Gustavo Melo (PSD) e Jorge Melo (SDD).
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia