Comunidade e produtores de Alto Araguaia discutem uso e aplicação de agrotóxicos de forma consciente em encontro de palestras

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Os prejuízos causados à saúde com a utilização exagerada de agrotóxicos ainda são desconhecidos pela maioria da população e pouco discutidos pela sociedade. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) o assunto foi debatido no encontro de palestras sobre a aplicação e o uso consciente do agrotóxico. O evento organizado pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente (Semapa), Saúde (SMS) e Obras e Infraestrutura (Sintraf) reuniu aproximadamente 160 pessoas no auditório da Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (03).

Durante o encontro, foram debatidos assuntos que visam alertar sobre o uso excessivo do veneno, o impacto na saúde do trabalhador e do consumidor, além do impacto ambiental, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e legislação.

O evento reuniu pequenos e grandes produtores, profissionais da saúde, comunidade e estudantes. Dentre os variados temas, o objetivo é orientar aos fiscais agropecuários sobre a nova legislação de agrotóxicos visando a padronização dos procedimentos na busca de melhores resultados na política de fiscalização vegetal na cidade, além do correto uso dos EPIs.

A técnica da secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, Luzia Amélia Souza de Freitas palestrou sobre todo o desenvolvimento histórico do agrotóxico no Brasil, abordou também dados desse consumo de insumos agrícolas. O Brasil é um dos principais consumidores de agrotóxicos do mundo, devido a sua grande extensão de terras agricultáveis e aplicações sem critérios técnicos que provocam contaminação do meio ambiente e interferem na saúde da população.